quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Empresas de ônibus do Rio têm até 2014 para atender deficientes

As empresas de ônibus do Rio de Janeiro têm até 2 de dezembro de 2014 para adaptar toda sua frota para atender aos passageiros portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida. O decreto com este prazo foi publicado nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, os ônibus urbanos tipo I e II, assim como os micromasters e os microônibus que venham a ser incorporados a partir de 16 de novembro deste ano nas frotas das empresas já deverão estar equipados com um ou mais dispositivos de acessibilidade, preferencialmente a plataforma elevatória.
Entre os dispositivos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência nos ônibus se incluem piso baixo e rampa móvel entre o veículo e a plataforma. No decreto, a Prefeitura também estabelece normas técnicas que servirão de parâmetro para os equipamentos e os procedimentos a serem adotados. A substituição da frota atual por veículos acessíveis se dará de forma gradativa, conforme a vida útil dos veículos.
(Agência Rio de Notícias)

Nenhum comentário: