segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Eventos lembram Machado de Assis
Rio - No dia 29, completam-se 100 anos da morte do escritor Machado de Assis, um dos grandes nomes não só da literatura brasileira, mas da mundial. E o que não faltam são eventos para celebrar este gênio nacional.
O Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita 539, tel. 3238-2100) montou a exposição ‘Nos Tempos de Machado’, em cartaz de terça a sexta-feira até 5 de outubro. A mostra tem uma linha do tempo com alguns dos principais marcos históricos.
“Pegamos o período da vida dele para mostrar seu pensamento, as pessoas que conviveram com ele no Rio e eventos históricos”, explica o gerente do Sesc Tijuca, Armando Ribeiro. “A idéia é motivar alunos a discutir sua própria cidade. Esperamos que a exposição desperte o interesse por Machado e pela leitura”, completa.
A Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson 203, Castelo, tel. 3974- 2500) realiza a exposição ‘Machado Vive!’, com curadoria de Alexei Bueno. Há fotos, manuscritos originais, cartas e objetos pessoais do escritor, num total de mais de 300 itens. “É a maior exposição jamais feita sobre a vida, a obra e a ambiência do autor de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, afirma Alexei.
Em cartaz de quarta a domingo no Teatro de Arena da Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso 25, Centro, tel, 2544-4080), a peça ‘Contando Machado de Assis’ traz o ator José Mauro Brant em três solos inspirados na obra de Machado. São os contos ‘Missa do Galo’ e ‘Mariana’, costurados por fragmentos de ‘Dom Casmurro’.
O Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco 241, Centro, 3261-2550) também terá exposição e abre sexta-feira ‘Um Soneto Para Carolina, Cartas e Lembranças dos Últimos Anos da Vida de Machado de Assis’, com curadoria de Cícero de Almeida. Há réplicas das cartas trocadas pelo autor e sua mulher, além de depoimentos de amigos.
(O Dia online)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário