quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Lição que chega do frio

Rio - Depois de viver uma aventura de 15 dias no mar do Pólo Norte, dois estudantes cariocas chegaram segunda-feira com muitas experiências na bagagem e o desejo de salvar o mundo. Alunos da Escola Parque, na Gávea, Victor Curi e Amanda Bergman, ambos de 17 anos, participaram de uma missão internacional para pesquisar as conseqüências do aquecimento global, como O DIA noticiou em 7 de agosto.
Agora em terra firme, livre dos enjôos e do frio de até 20 graus negativos, a dupla tem uma missão especial: usar a arte para mostrar que a humanidade está em perigo. Com o material filmado na viagem, eles vão produzir um curta-metragem e montar uma mostra de fotos da expedição Cape Farewell, realizada pelo Conselho Britânico com 26 estudantes de diferentes países.
A dupla também tem o projeto de dar palestras em escolas para dividir o conhecimento adquirido. “Criamos um monstro que agora age sozinho, e mesmo assim continuamos a alimentá-lo”, explicou Victor, aluno do 3° ano, que já sonhava ser biólogo antes da viagem.
Apaixonada pela causa ambientalista, Amanda conta que ficou impressionada ao se deparar com o problema bem de perto: “Um inuit (esquimó) nos contou que a comunidade dele já está com dificuldade para caçar e que os ursos-polares já estão chegando mais perto das casas. Isso é assustador”.
(O Dia online)

Nenhum comentário: