segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Orla ganha medidor de raios ultravioleta

O câncer de maior incidência no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é o de pele. E o principal responsável, a radiação ultravioleta. Medidas de prevenção todos conhecem: evitar exposição ao sol em horários de maior insolação e usar protetor solar. Mas a tecnologia trouxe um novo aliado, que chegou ao Rio neste mês de setembro, no calçadão da praia de Copacabana, Zona Sul do Rio: o medidor de raios ultravioleta.
O chamado Ozon-in é o primeiro medidor de raios solares do estado e fica no quiosque Boteco da Orla, na altura da Rua Sá Ferreira, no posto 5. O aparelho indica qual o fator de proteção solar (FPS) mais adequado para usar no momento da medição. Os dermatologistas aprovam o equipamento, e acham que eles deveriam ser espalhados em toda a orla da cidade.
"Esse índice é fundamental, é um aviso do tipo 'preste atenção na sua pele', é um grande estímulo para as pessoas usarem o filtro e se prevenirem contra o câncer. Isso é muito importante, principalmente no Rio de janeiro, que tem sol o ano todo. A medida é válida para chamar a atenção do banhista para saber do perigo que ele está correndo. E esse câncer é perfeitamente previsível", defende o dermatologista Marcus Maia, coordenador da Campanha de Prevenção do Câncer de Pele da SBD.
(G1.com)

Nenhum comentário: