sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Vírus de computador são enviados por e-mails em nome da Justiça Eleitoral

Na hora de conferir a caixa de e-mails, a pensionista Angela Araújo levou um susto. Ela sempre verifica as mensagens para o filho, que mora no exterior. Uma delas dizia que o título dele estava cancelado provisoriamente. O motivo era irregularidade no CPF. Ela deveria clicar em um programa e abrir o formulário para resolver o problema.
A mensagem foi enviada pelo endereço pedro@oinet.com.br, em nome de Tribunal Eleitoral. Ângela procurou a Justiça Eleitoral e descobriu que o e-mail era falso. Por sorte, a pensionista não abriu o documento. “As pessoas têm que fazer o que eu fiz: não abrir logo o e-mail. Isso é muito arriscado. É o seu nome que está ali”, alerta a pensionista.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há um alerta sobre os e-mails falsos que são mandados para internautas. A orientação é não abrir a mensagem, porque a Justiça não envia esse tipo de e-mail.
A chefe de cartório da Justiça Eleitoral de São Pedro da Aldeia, Otilina Bento, explica que são dois tipos de e-mail: um comunica o cancelamento de título de eleitor e o outro convoca internautas a atuarem como mesários. Todos são falsos e podem infestar o computador com vírus.
“É mais uma fraude que pode vir a danificar o computador do eleitor. Não abra, não considere isso”, aconselha a chefe de cartório.
(Bom Dia Rio, 19/09)

Nenhum comentário: