RIO - Incluído no plano de transportes da candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016, o BRT (Bus Rapid Transit ou corredor de ônibus articulados) Zona Sul-Barra exigirá a construção de um novo túnel paralelo ao Zuzu Angel. A passagem no Morro Dois Irmãos já estava prevista no plano de ampliação da Auto-Estrada Lagoa-Barra, concebido pela prefeitura em 2001. Nesta quarta-feira, a Secretaria municipal de Transportes publicou edital de licitação para escolha da empresa que vai elaborar o projeto básico e o estudo de viabilidade técnico-econômica do BRT. Quem vencer a concorrência - orçada em R$ 1,82 milhão - precisará levar em consideração o planejamento pronto.
Além do túnel, a ampliação da Auto-Estrada Lagoa-Barra previa três mergulhões na Rua Mário Ribeiro. Mas, segundo a secretaria, somente o novo estudo dirá se eles continuariam necessários para desafogar o trânsito, já que o projeto antigo não previa o corredor de ônibus. A estimativa é de que a licitação seja concluída em 45 dias e os estudos fiquem prontos em dez meses.
Se os mergulhões são uma incógnita, o novo túnel já é dado como certo. Com 2.606 metros e três faixas de rolamento, a nova galeria seria usada para escoar o tráfego no sentido Barra-Gávea. Já as galerias atuais dos túneis Zuzu Angel e Acústico - que hoje têm duas faixas em cada sentido - seriam usadas para abrigar o corredor de ônibus e o tráfego de carros Gávea-Barra.
(O Globo online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário