quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cuidar da visão dos idosos melhora a saúde e recupera a auto-estima

Foi-se o tempo em que vovô não enxergando direito era encarado como um simples fato da vida. Hoje, os idosos não têm apenas direito a cuidados para ter a melhor visão possível: eles têm tratamento prioritário. É por isso que o tema do Dia Mundial da Visão, comemorado nesta quinta-feira (9), é a saúde visual na terceira idade.
“Tem essa falsa impressão, essa coisa de ‘coitadinho do idoso’, de que ele chegou em uma fase da vida em que ninguém vai mais cuidar dele. É o contrário. É aí que a gente investe mais”, afirmou ao G1 a oftalmologista Denise de Freitas, do Instituto da Visão, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O tratamento muda a vida das pessoas de terceira idade. Melhora a auto-estima, ajuda a recuperação de doenças e aumenta e produtividade. “Ele cuida melhor da casa, da aparência, tem mais vontade de sair, de jogar um baralho, fazer um grupo de terceira idade”, explica Freitas. “Um paciente com Alzheimer e catarata, se você não opera a catarata, ele fica muito pior”, afirma.
(G1.com)

Nenhum comentário: