sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ensino Médio será obrigatório

Rio - O Ministério da Educação (MEC) quer tornar obrigatório o Ensino Médio para todos os jovens brasileiros. A proposta do ministro Fernando Haddad, encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também inclui a exigência da pré-escola para crianças com idades entre 4 e 5 anos. Com a medida, o tempo de estudo será ampliado para 14 anos, iniciando com a educação infantil até o 3º ano do Ensino Médio, aos 17 anos. Hoje a exigência é que os estudantes estejam matriculados aos 6 anos, no 1º ano do Ensino Fundamental, e permaneçam nas escolas até o 9º ano (antiga 8ª série) aos 14 anos.
Atualmente, cerca de 6,9 milhões de estudantes estão matriculados no Ensino Médio, mas ainda há 1,8 milhão de brasileiros entre 15 a 17 anos fora da escola, segundo dados do Censo Escolar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio.
As redes de ensino terão entre cinco e seis anos para se adaptarem às novas regras. Haddad explicou que para entrar em vigor será necessário encaminhar ao Congresso Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
(O Dia online)

Nenhum comentário: