quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Economista dá dicas para diminuir gastos nas compras de Natal

O índice de confiança do consumidor da Fundação Getúlio Vargas apontou que o brasileiro nunca esteve tão desconfiado e está evitando assumir compromisso a longo prazo. “A crise está aí mas é Natal então vamos levando”, diz uma consumidora.
O consumidor busca liquidações e quer distância de grandes parcelamentos e o comércio incentiva a prática dando descontos que podem ser ainda maiores. “Aqui na loja o desconto é de 5% que seria para o cartão de crédito e revertemos para o cliente”, declara Cristiane Silva, gerente. Em alguns descontos para compras à vista o desconto passa dos 50%. O lema dos lojistas é: vender bem mais barato para vender mais.
Segundo o economista Gilberto Braga, a idéia é que a pessoa planeje as compras de final de ano, sejam essas compras de presentes ou a ceia de fim de ano, seja uma viagem de férias. É importante que se estabeleça uma lista e faça uma ordenação de tudo que vai se gastar tentando colocar ao lado de cada nome cada tarefa para que seja possível esticar o 13º salário e não apenas para as festas de Natal, mas também para as despesas do ano que vem.
(Bom Dia Rio, 06/11)

Nenhum comentário: