segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Eleição para prefeito indefinida em Santo Antônio de Pádua

O resultado das eleição para prefeitura de Santo Antônio de Pádua ainda está indefinido até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue os recursos de dois candidatos impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Enquanto isso, os votos de José Renato Padilha, do PMDB, e Zequinha do Sebrae, do PT, estão inválidos.
Maria Dib Mansur (PP), uma das candidatas, conquistou 10.074 votos, de um total de 26.5547 votantes (37,9% dos votos). Mas, como não ultrapassou os 50%, o artigo 224 do Código Eleitoral determina que sejam realizadas nova eleição. Padilha teve o registro negado antes mesmo das eleições, e Zequinha, o registro indeferido, mas ambos recorreram da decisão na Justiça eleitoral.
Caso o TSE venha a confirmar as decisões concedidas pela primeira instância, os votos para os dois candidatos que ainda não foram computados serão anulados.
Porém, a realização de uma nova eleição dependerá dos juízes eleitorais responsáveis pelo pleito.
Troca de voto por habilitação

Troca de Voto por Habilitação
Um esquema de negociação de votos, principalmente em troca de carteira de habilitação, foi descoberto pelo Ministério Público Eleitoral estadual (MPE) no município de Santo Antônio de Pádua, noroeste Fluminense. A quadrilha distribuía até senhas aos eleitores para que eles confirmassem o voto pelo telefone. O vereador Juscelino Cruz de Araújo, do PMDB — então vice-presidente da Câmara de Vereadores e reeleito com 906 votos — é apontado como o chefe da quadrilha, integrada por sua mulher Rita de Cássia Oliveira Araújo, então chefe do setor de habilitação da 14ª Ciretran, do Detran, de Pádua, e pelo filho Sávio de Oliveira Araújo.
(O Dia Online)

Nenhum comentário: