quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um pacto de saneamento para o Rio de Janeiro

Acabar de vez com os lixões e melhorar o sistema de esgoto do estado do Rio. Com estes intuitos, a Secretaria de Ambiente lançou, simultaneamente, dois programas ambientais de forte impacto em todo o território fluminense, na manhã desta quarta-feira (17), no Centro. A meta é no ano que vem fechar Gramacho (Duque de Caxias). O município de Mesquita já conta com recursos para, a partir do próximo ano, não dispor mais seu lixo no aterro de Gramacho. As efeituras de Mesquita e Nova Iguaçu vão assinar um convênio para que o lixo do primeiro município seja, a partir de 2009seja despejado no aterro sanitário do segundo.
O "Pacto pelo Saneamento" vai ampliar para 80% a coleta e o tratamento de esgoto em um prazo estimado de 10 anos. Já o "Lixão Zero" pretende, também no mesmo período, definir o destino dos resíduos sólidos urbanos através da erradicação de todos os lixões do estado e da implantação de aterros sanitários.
A solenidade de lançamento contou com a presença do governador Sérgio Cabral e, na ocasião, também foram assinados o acordo de cooperação técnica entre BNDES, Petrobras e Secretaria do Ambiente para pesquisa sobre disposição de resíduos na Baía de Guanabara. Além disso, a secretária de Ambiente, Marilene Ramos, assinou com as prefeituras de Volta Redonda e de Piraí um convênio para aumentar o sistema de coleta e tratamento de esgoto.(Da Redação)


Nenhum comentário: