terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Programão: hoje tem visita guiada na Quinta


O "Por Dentro da Quinta" foi elaborado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo/Riotur. Por sua importância histórica, o projeto ganhou a participação da Secretaria de Meio Ambiente, da Fundação RioZoo e do Museu Nacional/UFRJ. As visitas acontecerão às terças, quintas e sábados, duas vezes por dia (às 9h e às 14h), para grupos de 25 pessoas agendados entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3295-5745.
Em cerca de duas horas, os visitantes vão percorrer parte da área externa, em uma aula-passeio com orientações sobre o antigo palácio (o Paço de São Cristóvão, hoje Museu Nacional/UFRJ), e as grutas e lagos artificiais projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou entre 1866 e 1876 para embelezar o parque. Também fazem parte do roteiro os majestosos portões e monumentos e o maior zoológico do país, pontos principais do atual conjunto arquitetônico do parque.
Para o projeto, a Guarda Municipal promoveu um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas para 12 GMs, selecionados entre 30 voluntários. Ministradas por instrutores da Academia da Guarda e professores da UFRJ, as aulas aconteceram no Museu Nacional e na área externa do parque.
Entre as disciplinas, História da Família Real, Turismo, Oratória, Relações com o Público, Educação Física, Língua Portuguesa e Preservação Ambiental e Reserva Ecológica da Quinta da Boa Vista. (Redação)

Nenhum comentário: