segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CARNAVAL EM MÚLTIPLOS PLANOS


Maria Laura Cavalcanti e Renata Gonçalves

*Carnaval em múltiplos planos* é uma coletânea de 13 artigos sobre o Carnaval. Concebido a partir da perspectiva antropológica de estudo dos rituais, o livro explora as muitas faces e os variados contextos da festa carnavalesca. Enfoca o galante carnaval de Nice, o carnaval de matriz cultural africana de Montevidéu, o Mardi Gras de Nova Orleans e, claro, o expressivo carnaval do Rio de Janeiro. Esse último se desdobra em estudos da decoração de rua, das turmas de bate-bolas e do gigantesco mundo das escolas de samba ? que comparece com seus passistas, carnavalescos, mestres-sala e porta-bandeiras, contraventores, alegorias, torcedores, compositores, dissidências e muito samba. Os artigos dialogam, propõem diversos cruzamentos de leitura possíveis e convidam sempre a novos olhares.
Interessa a pesquisadores e estudantes de antropologia, sociologia, belas artes, letras, história, geografia humana e ao público em geral atraído pelo tema das Festas e do Carnaval.


O livro resulta do seminário realizado em julho de 2008, no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Maria Laura Cavalcanti é também autora de "Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile", livro que, desde quando publicado em 1995, tem tido significativa repercussão. Renata Gonçalves é autora de "Os ranchos pedem passagem" que ganhou o Prêmio Carioca de Pesquisa em 2003.

Felipe Ferreira fala sobre a construção da folia na cidade de Nice. Fred Góes narra sua experiência entre Reis (o carnaval oficial, do homem branco) e Caciques (o carnaval do proletariado negro) no Mardi Gras de Nova Orleans.

Liliane Guterres nos traz o carnaval uruguaio de matriz cultural africana das *Comparsas de Negros y Lubolos*. Helenise Monteiro Guimarães nos conta sobre um passado próximo, em que artistas e professores da Escola de Belas Artes da UFRJ, eram os "decoradores carnavalescos" da cidade. Maria Laura Cavalcanti examina a relação do carnaval do sambódromo com a contravenção, tendo como gancho a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito pela Câmara de Vereadores, em 2008. Ricardo Barbieri analisa as novidades trazidas pelo funcionamento da Cidade do Samba, monumental equipamento urbano inaugurado em 2006 pela Prefeitura carioca no bairro da Gamboa.

Nilton Santos enfoca as carreiras dos carnavalescos, suas inserções e seus trânsitos entre as escolas de samba e Aline Pereira nos traz a visualidade das turmas de bate-bolas, de suas fantasias e formas de expressão em movimento pela cidade. Simone Toji reflete sobre o aprendizado e a experiência dos passistas na Mangueira e Renata Gonçalves explora os significados do primoroso bailado do mestre-sala e da porta-bandeira em torno da bandeira das escolas de samba. Debruçando-se sobre a história da Portela, Ronald Ericeira traz o calor afetivo dos sambas-exaltação portelenses; Gabriela Buscácio destrincha os conflitos que levaram à criação do Granes Quilombo nos anos 1970; e Nilton Rodrigues Junior nos conta "O que faz da velha guarda, Velha Guarda!".

*Editora Aeroplano*
*360 páginas*
*Preço: R$ 34,00*
*Formato: 15,7 x 23 cm*
*ISBN: 978-85-7820-020-6*

Nenhum comentário: