quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sucessos "gospel" na igreja blindada em Acari




O ex-sargento paraquedista Odalírio Luis da Costa é gaúcho e pastor da primeira igreja blindada do Rio, a Congregacional de Acari , na Rua Guaiuba, vizinha de uma das quatro bocas de fumo da comunidade, e definida pela ONU como uma das áreas mais pobres do Rio. O destemido pastor também incursiona favela a dentro com um carro de som tocando sucessos de música gospel. E ele não teme o trabalho entre traficantes, viciados e pobres.
Construída num dos principais acessos à favela de Acari, a igreja terá paredes com concreto, ferro e pedra na estrutura. Isso porque o templo fica constantemente no meio do fogo cruzado entre traficantes e policiais e os irmãos precisam se atirar ao chão. "Já contamos com a proteção divina e agora teremos paredão blindado em toda a lateral de 35 metros de comprimento", tranquiliza o pastor. A blindagem tem custo de R 3 mil.
Feitas de tijolos e emboçadas, as paredes blindadas são a da frente (de 15 metros de comprimento) e a lateral que fica do lado de beco, áreas mais vulneráveis às balas. Elas estão ganhando um reforço.
O portão de ferro também contará com uma proteção a mais: atrás dele haverá muro com igual blindagem. Risco só na cobertura de telhas galvanizadas e forro.
A igreja funcionou inicialmente na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., mas se mudou mais para o interior da favela. Foi para um terreno grande de 15 por 35 metros, comprado por R$ 20 mil. O único porém: fica na linha de tiro.
Odalirio está há mais de 20 anos em Acari, um dos lugares mais miseráveis do Rio, segundo levantamento da ONU do início da década. Participou da fundação da Fábrica de Esperança e dirigiu o Centro de Cidadania do Governo do Estado do bairro.
Nas fotos, o interior do templo blindado, vista da janela para a rua e vista da rua através do portão de ferro para o templo, que se situa num piso bem alto. (Redação)

Um comentário:

Paulo Polaco disse...

Eu, Paulo Ricardo, servi na Brigada Paraquedista no ano de l979 no mesmo Batalhão de Odalírio, agora Pastor Odalírio, Deus sabe de todas as coisas, digo isto porque Odalírio, foi destaque na Brigada em tudo que participou, honesto, trabalhador, um verdadeiro Guerreiro, que Deus continue usando e abençoando a vida do mesmo, fico feliz em poder falar um pouquinho deste grande homem de Deus.