
A principal dúvida dos participantes foi sobre a necessidade de se elaborar um novo plano de traçado, já que, em 1998, chegou a ser licitado um projeto que previa a construção da Linha 4, que ligaria o Centro à Barra da Tijuca.
Segundo Lopes, o projeto de 1998, que sairia de Botafogo, no Morro de São João, passando pelo Humaitá, Gávea e São Conrado até a Barra, somava um total de cinco estações, em 16,3 km de trilhos. Pelo sistema, que seria utilizado por cerca de 120 mil passageiros diariamente, a passagem custaria R$ 6,40, em valores atuais.
Já o novo projeto, cujo trajeto de 13,5 km (2,8 km a menos), vai atravessar a Zona Sul e deve beneficiar cerca de 200 mil passageiros ao dia, ao custo atual de R$ 2,80 o bilhete. Além disso, o novo trajeto conta com seis estações no total: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra.
A infra-estrutura de transportes também é uma preocupação do secretário em relação à realização da Copa de 2014 e a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Segundo Julio Lopes, a expansão do metrô até a Barra será peça fundamental para a realização destes eventos.
– Nós estamos trabalhando exaustivamente para que em 2014 esta estrutura de transporte esteja toda pronta – garantiu o secretário.
(Agência Rio de Notícias)
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