
O navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, que tem a finalidade de realizar pesquisas nas áreas de oceanografia, foi apresentado ontem à comunidade científica brasileira. O evento aconteceu no Complexo Naval Ponta da Armação, na Ponta da Areia, em Niterói, e contou com as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, também compareceram à cerimônia.
Por meio de convênio assinado em 2006 entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), teve início o processo de obtenção do Cruzeiro do Sul, que será disponibilizado à comunidade científica para a concretização do Projeto Laboratório Nacional Embarcado (LNE). O LNE tem como propósito dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.
O Cruzeiro do Sul teve custo de R$ 26 milhões. Destes, R$ 13 milhões foram investidos na compra de equipamentos. Os recursos necessários para a aquisição do navio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
(O Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário