segunda-feira, 30 de março de 2009

Um 'apagão' do bem

A cidade do Rio de Janeiro, uma das 101 no Brasil aderiram na noite de sábado (28), pela primeira vez, ao apagão de uma hora — das 20h30 às 21h30 — seguido por mais de 3.900 municípios na Terra. A Hora do Planeta é um alerta sobre os efeitos do aquecimento global promovido pela ONG WWF.
No Rio, Cristo Redentor, Morro Santa Marta, Orla de Copa, o Jockey Club e Parque do Flamengo foram alguns dos locais inseridos no evento.
A dona de casa Luiza Lobato, 56 anos, conciliou sua adesão à curiosidade de ver cartões-postais sem luz. “Essa iniciativa deve acontecer sempre para mobilizar a sociedade para melhorar a qualidade de vida”, pregou Luiza, que foi com o filho para o Aterro. Já Cecília Amoedo, 42, jantava à luz de velas com a família no Via Sete, em Ipanema, e achou que mais gente poderia ter contribuído.
No Jockey, na Gávea, o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, aguardaram o apagar das luzes. “Atitudes individuais devem ser feitas e são significativas”, defendeu Paes. No Brasil, o objetivo do apagão é lutar contra o desmatamento e queimadas, principais emissores de gases no País.
Monumentos famosos ao redor do mundo também ficaram às escuras, como a Torre Eiffel, em Paris, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
(G1)

Nenhum comentário: