segunda-feira, 27 de abril de 2009

Projeto para menos ônibus na Zona Sul

Prefeitura estuda novas faixas exclusivas e sinalização para coletivos. Proposta é reduzir linhas também

A Zona Sul do Rio de Janeiro poderá ficar livre da enorme quantidade de ônibus em circulação. A Prefeitura do Rio estuda implantar nos bairros da região um sistema semelhante ao utilizado na Avenida Brasil, com faixas exclusivas para coletivos. O corredor já é demarcado hoje em dia, mas tem sinalização precária e, por isso, desrespeitada. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou que será calculada a demanda e oferta atuais de ônibus. A intenção com o projeto é usar menos veículos. “Vamos estudar também a possível extinção de algumas linhas”, disse Sansão.

Segundo o secretário, dados preliminares do estudo devem ser concluídos em 30 dias. “Nossa ideia é reaproveitar um projeto antigo de organizar o trânsito na Zona Sul, usando parte das vias para o acesso dos coletivos”, adiantou. A secretaria utilizará painéis eletrônicos, sinais de trânsito e muitas placas. Mas o plano ainda será submetido à análise do prefeito Eduardo Paes.

Outros projetos também estão em análise na prefeitura — todos com o objetivo de transformar a cidade em sede das Olimpíadas. Um corredor exclusivo para ônibus, ligando a Barra da Tijuca ao bairro da Penha, conhecido como T5, também deverá sair do papel. A obra, investimento em torno de R$ 800 milhões, é uma das prioridades do secretário Alexandre Sansão, segundo ele, com previsão para três anos.

Serão três corredores expressos com ônibus de alta tecnologia. Outras ligações — Barra-Zona Oeste e Barra-Zona Sul — poderão ser licitadas neste semestre. Além das vias rápidas para ônibus, há projeto de estender o metrô até a Barra, que já era proposta dos Jogos PanAmericanos. A promessa é que fique pronto em 2014.

(O Dia)

Nenhum comentário: