quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Baixada na era digital de graça

Programa do governo estadual leva internet banda larga gratuita a 1,5 milhão de pessoas em Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Nilópolis. Serviço está em fase de ajuste, mas foi testado e já funciona


Cerca de 1,5 milhão de moradores de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis já dispõem de internet banda larga sem fio e gratuita. Foi inaugurada ontem a primeira fase do Programa Baixada Digital, o maior na área de internet do mundo. A partir de investimentos de cerca de R$ 3 milhões, já é possível captar sinal nas cidades, usando apenas uma antena wireless para se conectar.


Às 15h, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, ligou o sinal da internet sem fio da Praça Roberto Silveira, no Centro de Duque de Caxias, e enviou um e-mail ao governador Sérgio Cabral, que está em Copenhague, na Dinamarca, acompanhando o processo de candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


O secretário também conversou em tempo real com o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, usando o programa Skype. O serviço ainda ficará em fase de ajuste nos próximos 20 dias.


Alexandre Cardoso, um dos mais entusiasmados com a inauguração do projeto, disse que o Baixada Digital vai permitir que diferentes classes sociais se conectem com o planeta. “A internet sem fio é um projeto de revolução da Educação. Um computador ligado a ela é como uma escola dentro de cada casa”, afirmou. O projeto conta com a responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Meta é atingir 2,7 milhões de pessoas

O objetivo final do projeto Baixada Digital é beneficiar, no total, cerca de 2,7 milhões de pessoas com internet sem fio gratuita. Essa meta, segundo o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, deve ser atingida em pouco mais de um ano. “Acredito que até o fim de 2010 poderemos estar levando essa ferramenta importante a mais cidadãos fluminenses”, afirmou Pezão.
(O Dia)

Nenhum comentário: