terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prefeitura do Rio autoriza prédio de 44 andares em área protegida

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), mudou a legislação urbanística de uma área protegida para permitir a construção de um prédio de até 133 metros de altura, com 44 andares. O terreno fica na Rua dos Arcos, ao lado da Fundição Progresso e nos fundos da Catedral Metropolitana, na Lapa, centro. Até a publicação da nova Lei Complementar n.º 106 no Diário Oficial de sexta-feira, o gabarito máximo para construções no local, onde hoje funciona um estacionamento, era de seis pavimentos - até 24 metros. O terreno deverá abrigar a nova sede da Eletrobrás.
A presença de um prédio avassalador na região não é nada conveniente", avaliou o arquiteto Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, que coordenou durante 14 anos o projeto Corredor Cultural na região e foi subprefeito do centro e diretor de Urbanismo do Instituto Municipal Pereira Passos. "O aqueduto de 1750 (os Arcos da Lapa) é um marco do Brasil. Tem 18 metros de altura. Por isso foi estabelecido o gabarito máximo de 24 metros. O terreno é muito colado no aqueduto, que vai ficar amesquinhado." (Agência Estado)

Um comentário:

Unknown disse...

Não acho que um ed. de 44 andares vai prejudicar os arcos. Até pq, quando se està na praça em frente a eles, podemos ver o prédio da petrobras, a catedral, e uma série de outros edificios bem altos. Acho que é uma certa hipocrisia dizer que não se pode construir muito alto no entorno dos arcos, levando-se em conta que na a paisagem urbana atual ocorre o inverso. Sou a favor da sede da eletrobras onde hoje funciona um estacionamento, uma àrea de ninguém. Um ed. desse porte vai trazer mais movimento para a àrea, mais vida, além de valorizar a região e tornar a paisagem urbana mais complexa como convém à cidade do Rio de Janeiro.
Rodrigo Abbade