terça-feira, 20 de abril de 2010

Confira o que abre e o que fecha nos feriados de Tiradentes e São Jorge

Confira como será o funcionamento dos sistemas de transporte e outros serviços nos feriados de Tiradentes (esta quarta-feira) e de São Jorge (sexta), no Rio.

METRÔ: Nos feriados de quarta e sexta-feira e no domingo, o metrô funcionará de 7h às 23h, havendo balneação na estação Estácio para os passageiros da linha 2. Na quinta-feira, o funcionamento será normal, de 5h às 24h, com conexão direta entre a Pavuna e Botafogo. No sábado, o funcionamento será de 5h às 24h, mas os passageiros da linha 2 terão de fazer a transferência na estação Estácio. Para facilitar a volta do público que for assistir ao do Viradão Cultural, as estações do metrô da Carioca e da Cinelândia ficarão abertas, ininterruptamente, de 7h de sexta-feira até 23h de domingo.

BARCAS: A concessionária Barcas S/A vai funcionar em esquema especial até domingo. Na quinta-feira, a linha Praça Quinze-Niterói terá partidas a cada 30 minutos e intervalos de 20 minutos nos horários de rush. Amanhã e sexta-feira, as partidas serão a cada meia-hora. Também na quinta-feira, os catamarãs de Charitas terão intervalos de no máximo 50 minutos. Na linha que atende o Cocotá, na Ilha do Governador, haverá seis viagens em cada sentido. As linhas de Charitas e do Cocotá não funcionarão nos dias 21 e 23. A grade de horários do trajeto Praça Quinze-Paquetá não sofrerá alterações até sexta-feira. Nas linhas que atendem Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba haverá barcas extras.

RODOVIÁRIA: Cerca de 240 mil pessoas estarão embarcando e desembarcando pela Rodoviária Novo Rio a partir de hoje. Segundo a Socicam, empresa que administra o terminal, os dias de maior movimento de saída do Rio serão hoje e na quinta-feira, quando 21 mil e 24 mil pessoas, respectivamente, deverão sair da cidade de ônibus. Há 440 ônibus extras até sexta-feira. De acordo com as 41 empresas de ônibus que operam o terminal, a maior procura por passagens se dá para cidades do Estado do Rio (região dos Lagos e Serrana).

REPARTIÇÕES PÚBLICAS:Terça-feira é o último dia de funcionamento das repartições públicas municipais e estaduais esta semana. Como o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes decretaram ponto facultativo na quinta-feira, só os serviços essenciais funcionarão de quarta-feira até domingo. A Cedae, no entanto, informa que suas agências de atendimento ao público e os demais setores da companhia funcionarão normalmente.

SUPERMERCADOS: O funcionamento é facultativo, mas segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio, a maioria vai abrir normalmente nos feriados.

COLETA DE LIXO: Segundo a Comlurb, os serviços de coleta de lixo domiciliar e seletiva serão normais amanhã e na sexta-feira.Também será feita regularmente a limpeza de praças, parques, praias e ruas onde houver feiras-livres. O serviço de atendimento ao cliente da Comlurb também será normal, através do telefone 2204-9999.

BANCOS: Segundo a Febraban, os bancos funcionam normalmente na quinta-feira. As contas de água, luz, telefone e TV a cabo, e os carnês que vencerem nos dias 21 e 23 de abril, quando os bancos estarão fechados, poderão ser pagos no primeiro dia útil subsequente, sem incidência de multa. Já os tributos federais, estaduais e municipais que vençam nos feriados deverão ser pagos na véspera.

FEIRAS LIVRES: As feiras livres vão funcionar normalmente na quarta e na sexta-feira.

TRENS: Os trens da SuperVia vão circular em esquema especial nos feriados de Tiradentes e de São Jorge. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri vão funcionar em serviço de parador, atendendo também aos passageiros do ramal Deodoro. Já no dia 22 de abril, a programação será normal. Segundo a Supervia, devido às obras do PAC, a estação Bonsucesso ficará fechada para embarque e desembarque nos dias 23, 24 e 25 de abril. (O Globo Online)

Nenhum comentário: