terça-feira, 31 de agosto de 2010

Volta a ideia de levar metrô a Jacarepaguá

A ligação da Tijuca até Jacarepaguá via metrô é parte do projeto original da Linha 1. Transformar o trajeto em realidade entrou em pauta nas conversas entre o presidente da concessionária, José Gustavo Costa, e o governador Sergio Cabral. Partindo da estação Saens Peña, na Tijuca, a viagem até Jacarepaguá passaria pela estação Uruguai, prevista para abrir em 2014. A construção do terminal faz parte do contrato de renovação até 2038 assinado pelo Metrô Rio. A parte que serve de manobra e estacionamento das composições já está pronta. De acordo com a concessionária, ainda resta recuperar 1 km de trilhos, entre outras melhorias. O Metrô Rio ainda discute ter também um estacionamento subterrâneo para carros na Uruguai. Dali, os trens passariam pela praça Xavier de Brito, na Muda, e pelos bairros do Andaraí, Vila Isabel, Engenho de Dentro e Méier. Uma escavação a partir da zona oeste se encontraria com essas estações para completar o trecho. "Já estamos conversando com o governador sobre essa proposta, que resgata o projeto original do metrô. Do Méier para Jacarepaguá, o trajeto acompanharia a Linha Amarela", disse José Gustavo Costa.
(Jornal Destak)

Um comentário:

Valdir disse...

Não é interesse do Gov. Sergio Cabral atender ao direito de ir e vir do cidadão carioca. Provavelmente ele obedece, como um cãozinho adestrado, ao lobby das empresas de ônibus que dizem atender aos moradores de Jacarepaguá e não querem concorrentes ao modal. Gostaria que o Governador e o Sec. Transportes pegasse um ônibus regular na Taquara com destino ao Centro e vice-versa nos horários de pico em dia útil.
Parece-me que os impostos pagos e os votos dados pelos moradores de Jacarepaguá valem menos que os dos moradores de Ipanema, Barra e São Gonçalo. Convoco os moradores da região a darem o troco nas próximas eleições.