segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escolas aproveitam eleições para desenvolver atividades pedagógicas

Mesmo quem não tem idade para votar testou a urna eletrônica similar às que serão usadas nas eleições de outubro. Algumas escolas do país promovem simulações, debates e outras atividades com objetivo de mostrar como funciona o processo eleitoral e despertar o pensamento crítico dos alunos. O Educandário Monteiro Lobato, do Rio de Janeiro, fez uma simulação da eleição com uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Estudantes do 1º ao 5º ano elegeram personagens fictícios. O objetivo foi mostrar como funciona o processo eleitoral. Os alunos também participaram de uma palestra que esclareceu as funções dos parlamentares, desde o deputado até o presidente da República.
"É muito importante esclarecer a importância da eleição e seu significado para a cidadania. É preciso ter consciência de que esta escolha define a vida social e política do país e quando um eleitor se abstém delega este papel a outras pessoas", afirma Carlos Eduardo Medawar, professor de sociologia e filosofia do colégio.
O Colégio Alfa Cem, do Rio de Janeiro, também aproveita o tema para desenvolver atividades em sala de aula. Nas aulas de história, as crianças do 1º ao 5º ano aprendem a evolução do processo eleitoral. Em matemática, os professores ensinam como interpretar gráficos e pesquisas de intenção de voto. A lição de casa é discutir com a família quais foram os candidatos escolhidos nas eleições passadas e saber se as promessas foram cumpridas. A atividade será encerrada em 1º de outubro, quando ocorre a simulação das eleições. Os alunos representam os candidatos que concorrem em 2010, mas com nomes fictícios, e apresentam as melhores propostas pesquisadas durante o projeto. (G1)

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