quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Troca de titularidade de IPTU será on-line

Para evitar falhas e atrasos na mudança da titularidade do carnê do IPTU, a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) criou um formulário on-line que deverá ser preenchido por todos que estão comprando imóveis na cidade. No novo sistema, o proprietário do imóvel terá de preencher o Formulário de Comunicação de Alteração de Titularidade na internet, que vai gerar um número de protocolo. Para validá-lo, o contribuinte deverá ir ao cartório de registro de imóveis apropriado. É preciso levar também a escritura definitiva do imóvel. O órgão então vai informar à SMF que o protocolo foi validado e a atualização dos dados sobre esses carnês será automática. Antes, era preciso preencher um formulário manuscrito, que precisava ser entregue nos cartórios. Depois de transcrito, o documento era repassado para a SMF. O formulário pode ser encontrado no site http://dief.rio.rj.gov.br/dief/asp/mcriweb. (Destak Rio)

4 comentários:

Deborah B. disse...

Boa noite,
registro de formal de partilha,tive duvidas no preenchimento do campo título de aquisição. Os dados de livro e folha devem ser do cartorio de partilha ou da escrit de compra e venda?

João Capetini disse...

Bom dia.
E quando o imóvel é novo, ainda sem o IPTU, como fazer a comunicação de alteração de titularidade?

Unknown disse...

Comprei um imovel em 2010, o Iptu estava no nome da Construtora. no meu RGI, faco a compra e venda em nome do proprietario. qual devo colocar de quem comprei ou o que vem no IPTU? devo preencher com os dados do oficio que realizei a compra e venda correto ?

Unknown disse...

Sou curadora de minha tia e a unica herdeira dela o imóvel ainda não tem escritura definitiva so a provisória ainda no nome da cooperativa que ela comprou o imóvel ja esta quitado a muitos anos devido ela ser idoso nunca se importou com isto agora ela quer que eu passe o IPTU pro meu nome como devo proceder e qual órgão procurar.