quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mídia internacional destaca reação a onda de violência no RJ

A onda de violência sofrida pelo Rio de Janeiro nos últimos dias chamou a atenção da mídia internacional nesta terça-feira. Portais de grandes redes de comunicação como a BBC (Reino Unido), Los Angeles Times e Washington Post (Estados Unidos),Clarín (Argentina), e Correio da Manhã (Portugal) destacaram a ação da polícia para conter os ataques.
A britânica BBC destacou que mais de mil agentes da polícia foram colocados para atuar na "batalha" contra as gangues. O portal também afirmou que a pacificação na cidade é um dos objetivos da sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os americanos Washington Post e Los Angeles Times anunciaram o reforço policial no Rio. Os sites afirmaram que o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assegurou a executivos da Fifa que o Brasil está preparado para sediar os eventos esportivos dos próximos anos em "paz e tranquilidade".
O português Correio da Manhã abriu a matéria com um pedido de ajuda do governador carioca, Sérgio Cabral, a Barreto. Para o portal, "o ministro ofereceu bem mais que o que o governador pediu", ao reforçar não apenas o contingente de policiais rodoviários, mas também colocar tropas da Força Nacional de Segurança Pública e disponibilizar vagas em prisões federais espalhadas pelo País.
O argentino Clarín elaborou uma galeria de 11 fotos sobre os estragos que os ataques causaram na cidade. Nelas, há imagens de batalhões de polícia baleados, vidros quebrados pelas balas e policiais armados andando pelas ruas.
(Portal Terra/Redação)

Nenhum comentário: