quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Casa de José Bonifácio está à venda : por R$ 1,8 mi, em Paquetá

A casa em que José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o patriarca da Independência do Brasil, passou os últimos anos de vida está à venda na internet. O terreno de 4.000 m2 e cerca de 200 m2 de área construída na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara, no Rio, pode ser comprado por R$ 1,8 milhão.
Segundo a corretora Eliane Machado, entre os interessados estão um grupo francês que quer fazer um hotel bistrô no local e até uma bisneta de José Bonifácio.
Apesar do anúncio no YouTube falar em oportunidade de "construir prédio com apartamentos ou casas", o novo proprietário terá restrições para obras.
O imóvel é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938 e não pode sofrer alterações. Edificações que atrapalhem a visualização da casa principal não podem ser erguidas. O restante, porém, pode ser utilizado para outros fins.
José Bonifácio viveu na casa de 1830 até sua morte em 1838. Depois de lutar pela abolição da escravatura, exilou-se voluntariamente na ilha de Paquetá desiludido com a política brasileira.Folha Online/Redação


Nenhum comentário: