quarta-feira, 30 de março de 2011

Bancos terão que reduzir tempo de atendimento para cumprir nova lei

Os bancos da cidade do Rio terão de agilizar o atendimento aos clientes para cumprir a Lei 5.254/2011, que estabelece um tempo máximo de 15 minutos de espera nas filas em dias considerados comuns, fora dos períodos de pico — ou seja, antes e depois de feriados, primeiro e décimo dias de cada mês e último dia útil do mês. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) determina que o tempo tem que ser de até 20 minutos, para as cidades em que não há legislação sobre a questão. Mas, no caso da capital fluminense, agora vale a lei municipal. A diferença entre os dois tempos é de 25% e os bancos terão 90 dias para se adaptar à lei. A partir de agora, as agências bancárias do Estado do Rio também terão que afixar cartazes informando aos clientes sobre a existência da Lei 4.374/2004, que exige a instalação de caixas convencionais no térreo, para facilitar o acesso de portadores de deficiência, gestantes e idosos. A determinação foi aprovada ontem pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em segunda discussão. A proposta consta do Projeto de Lei 2.021/2009. O texto vai para a sanção do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para dar seu parecer. (Extra Online/Redação)

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