terça-feira, 22 de março de 2011

Deputado Romário engajado na inclusão dos portadores de Down



A necessidade de o Estado e a iniciativa privada trabalharem em prol da inclusão social das pessoas com deficiência intelectual foi destacada pelos participantes do ato em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta segunda-feira. Mais de 350 pessoas lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara, durante o evento.
Idealizador do ato, o deputado Romário (PSB-RJ), que é pai de uma menina com Down, afirmou que a solenidade é uma tentativa de engajar a sociedade pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ele adiantou que não pretende apresentar novos projetos sobre o tema, mas vai trabalhar pela aprovação de propostas em tramitação na Casa, como a que concede a isenção do Imposto de Renda aos portadores da síndrome (PL 5761/09).
O coordenador do Departamento de Genética da Fiocruz, Juan Llerena destacou que ocorre um caso de Down a cada 800 nascimentos - mulheres fora da faixa etária dos 19 aos 24 anos têm mais chances de dar à luz bebês com a anomalia genética. Com os avanços da medicina, observou ele, a possibilidade de o indivíduo com Down atingir 35 anos de idade é muito maior hoje do que há uma década. Para Llerena, o grande desafio é vencer o preconceito e respeitar a escolha das famílias que decidem ter filhos em idade avançada, por exemplo. "Não é direito do casal decidir pelo futuro de sua prole? Essas questões são individuais, não são coletivas. Tem de ser respeitada a decisão individual", sustentou. Agência Câmara/Redação

Nenhum comentário: