segunda-feira, 18 de abril de 2011

Consumo de chocolate na Páscoa: até 30 g/dia

A chegada da Páscoa faz com que as crianças já contam nos dedos quantos ovos devem ganhar de presente. Mas o consumo excessivo de chocolate preocupam os pais. Segundo a endocrinologista Cristiane Jesus Pacheco, do Prontobaby – Hospital da Criança, no Rio de Janeiro - embora o chocolate seja rico em nutrientes, ele deve ser consumido com moderação. "O excesso de chocolate pode promover ganho de peso e distúrbios gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos”, alerta a especialista. A médica orienta que o doce deve ser evitado por crianças com menos de um ano. Já para as maiores, moderação é a palavra de ordem. “Recomendo evitar o consumo diário e não ultrapassar 30 gramas de chocolate por dia", diz Cristiane.
Como nem sempre é possível controlar os excessos, a endocrinologista do Prontobaby dá a seguinte orientação aos responsáveis: “Em casos de diarreia é preciso suspender o doce e hidratar a criança com líquidos. Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital”.
Também é importante que os pais estejam atentos à procedência dos chocolates. Neste período, é muito comum ver pessoas comercializarem ovos artesanais, nem sempre produzidos com condições de limpeza e higienização recomendadas, o que pode gerar contaminação por fungos e bactérias. Por isso, é melhor optar pelos produtos industrializados e marcas conhecidas. 
O chocolate pode provocar reações alérgicas em crianças com alergia a algum de seus componentes. “Nesses casos deve-se interromper o consumo e procurar orientação médica.”, observa a endocrinologista. Pequenos com intolerância à lactose devem consumir chocolate que não contenha leite e seus derivados. “Alguns ovos sem lactose estão disponíveis no mercado. Chocolates amargos e meio amargos não contêm leite e também podem ser consumidos”, diz Cristiane.
Outra vantagem do chocolate amargo é de que ele leva pouco açúcar em sua fórmula, enquanto o chocolate ao leite tem alto teor de gordura saturada e açúcar, além de ser muito calórico.
Para as crianças diabéticas, o ovo diet pode ser uma boa alternativa. “Mas o consumo deve ser bem moderado, porque ele tem uma quantidade de gordura maior do que aquela presente no ovo tradicional”, adverte a especialista.
Segundo Cristiane, desde que saboreado com moderação, o chocolate faz bem para o corpo e para a mente. “Ele contém nutrientes como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais necessários ao organismo, e é fonte de antioxidantes (especialmente o amargo) que combatem os radicais livres e ajuda a diminuir o colesterol. Também leva ao estímulo da produção de serotonina promovendo o bem-estar e aliviando a tensão”, afirma a médica. Agência Rio/Redação

Um comentário:

Anônimo disse...

so isso/