sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cesar e Gabeira cogitam concorrer a vereador

Sem o controle da prefeitura e da Câmara Municipal, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, pretende disputar uma vaga de vereador, nas eleições do ano que vem, para salvar o combalido DEM e tentar enfraquecer a hegemonia do PMDB.
Cesar, que por mais tempo governou a cidade, quer recuperar o poder político na capital e pretende ser o puxador de votos do partido, que já foi a bancada majoritária da Casa e hoje ocupa apenas cinco das 50 vagas.
O ex-prefeito não estará sozinho na briga. O PV aposta no lançamento da candidatura do ex-deputado Fernando Gabeira para encabeçar a lista de candidatos. Sem descartar o convite, o verde estipulou dezembro como prazo para anunciar se aceita a empreitada.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB), que controla a Câmara — e tem conseguido o apoio até de vereadores do DEM, principal sigla de oposição — se movimenta para distribuir seu grupo por vários partidos, não necessariamente de sua base.
Cesar Maia disse que concorrerá a vereador, desde que as projeções das pesquisas apontem para uma vitória com mais de 200 mil votos. Com essa votação, ele conseguiria eleger pelo menos quatro vereadores.
— Caso nossas projeções eleitorais indiquem a possibilidade de minha candidatura a vereador eleger mais quatro ou cinco vereadores, além dos quatro que o partido pretende, serei candidato. Estar no Legislativo é sempre honroso em qualquer nível — afirmou Cesar, que soma três mandatos de prefeito e, nas eleições do ano passado, conseguiu 1,5 milhão de votos para o Senado, atrás de Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB) e Jorge Picciani (PMDB).
Para o cientista político Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a estratégia de Cesar pode dar certo:
— Tanto Cesar quanto Gabeira têm a possibilidade de chegar a 500 mil votos cada. A ida de ambos, que são bem preparados, para a Câmara, melhora a qualidade da bancada e aumenta o debate político. Hoje temos uma lista de desconhecidos na Casa, que enfrentou problemas como vereadores ligados ao crime organizado, às milícias. (blog do Noblat/Redação)

Nenhum comentário: