segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ensino de Ciências melhora aprendizagem de alunos no Rio

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro encara um desafio: melhorar os índices de aprendizagem de Ciências para 20 mil alunos de 130 escolas de Ensino Fundamental com avaliação abaixo dos padrões preconizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)na cidade. Para isso, vem apostando numa parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH), entidade ligada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e implantou na cidade o Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças, que incorpora atividades científicas no dia a dia de professores alunos e pais.
Metodologia
O Projeto está no segundo ano de implantação. Nele, os alunos recebem a Ciência Hoje das Crianças, única publicação científica para o público infanto-juvenil. Os professores, por sua vez, participam de uma formação e desenvolvem seu trabalho a partir dos interesses dos alunos e incorporam em suas aulas instrumentos, como estudo de campo, organização de informação no modelo científico e a realização de experimentos na classe, utilizando materiais simples. “Ensinando desta forma, a matéria ficou mais divertida e percebemos que os alunos, além de ficarem mais curiosos, passaram a gostar de Ciências”, comenta Michele Madeira, professora da Escola Municipal José Pedro Varela. (JB Online/Redação)

Nenhum comentário: