terça-feira, 8 de novembro de 2011

É de graça

SHOWS

DANIELA SPIELMANN QUARTETO. Mais conhecida pelo trabalho à frente da banda do programa Altas Horas, a saxofonista e flautista é a atração da série Música no Jardim Botânico. Lidera um conjunto que tem ainda Domingos Teixeira (violão), Rodrigo Villa (contrabaixo acústico) e Xande Figueiredo (bateria e percussão). Participação do guitarrista Ricardo Silveira. Livre. Centro de Visitantes do Jardim Botânico (150 pessoas). Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Sábado (12), 17h. Grátis (Distribuição de senhas meia hora antes).

GLOOM E AUTORAMAS. As duas atrações participam do projeto Cedo e Sentado, que traz revelações da cena alternativa brasileira em shows gratuitos. De Goiás vem o quinteto de ska-punk Gloom, formado por Niela (voz e guitarra), Goiaba (baixo e voz), Lucas Tomé (bateria), Yuri Guminiak (trompete e flugelhorn) e Antônio Afonso (saxofone). Velhos conhecidos por aqui, o Autoramas, de Gabriel Thomaz (voz e guitarra), Bacalhau (bateria) e Flavia Couri (baixo e voz), mostra as canções do recém-lançado Música Crocante. 18 anos. Studio RJ (400 pessoas). Avenida Vieira Souto, 110, 1º andar, Ipanema, ☎ 2523-1204, ↕ General Osório. Quarta (9), 21h30. Grátis.

JORGINHO DO IMPÉRIO. Filho de uma lenda do samba, Mano Décio da Viola (1909-1984), o cantor relembra sambas-enredo do Império Serrano e outros temas que marcaram época. Livre. Centro Cultural Light (182 lugares). Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, ☎ 2211-7295. → Quarta (9), 12h30. Grátis (Distribuição de senhas uma hora antes).

SAMBA DE FATO. Formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Paulino Francisco Dias (percussão e voz), o grupo comanda a série MPB na ABL, com repertório que engloba Pixinguinha e Geraldo Pereira, entre outros autores de primeira linha. Livre. Teatro R. Magalhães Jr. (280 lugares). Avenida Presidente Wilson, 210, Centro (Academia Brasileira de Letras), ☎ 3974- 2500, ↕ Cinelândia. Quarta (9), 12h30. Grátis.

TIÃOZINHO DA MOCIDADE. Depois de ganhar três carnavais com a Mocidade, em 1985, 1990 e 1991, fez carreira no exterior como compositor da escolas de samba escandinavas, a exemplo da finlandesa Unidos da Roseira e da sueca Unidos de Ludivika. Canta faixas do disco Mulekê Tião. Livre. Teatro Sesi (350 lugares). Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎ 2563-4163, ↕ Cinelândia. Sexta (11), 12h30. Grátis (Distribuição de senhas uma hora antes).

CONCERTOS

LUIZ GUSTAVO. O pianista dedica a apresentação exclusivamente a sonatas de Beethoven. Marcam presença no programa quatro delas: Op. 2 Nº 1, Op. 78, Op. 27 Nº 2 e Op. 110. Espaço Cultural Finep (180 lugares). Praia do Flamengo, 200, pilotis, Flamengo, ☎ 2555-0717. Terça (8), 18h30. Grátis.

TEATRO

A LOUCURA DE ORLANDO, de Ludovico Ariosto, com adaptação de Mimmo Cuticchio. Espetáculo de bonecos baseado na obra Orlando Furioso, um poema épico escrito em 1516 por Ariosto, apresentado pela companhia Figli d’Arte Cuticchio, sediada em Palermo. Herdeiro do mais tradicional grupo de teatro de marionetes da Itália, Mimmo também chegou a participar de longas-metragens, como O Poderoso Chefão — Parte III, de Francis Ford Coppola. Acompanhados pelos músicos Marco Badami (violino), Mauro Vivona (trompa), Nicola Mogavero (sax), Alessio Pianelli e Francesco Biscari (violoncelos), Mimmo manipula os bonecos juntamente com o filho Giacomo Cuticchio, Tania Giordano e Fulvio Verna. A encenação gira em torno da história de Orlando, paladino do rei Carlos Magno e apaixonado pela bela Angélica. Mas, por causa do ciúme, ele se transforma em um louco furioso. A trama inclui todo o esforço para recuperar o juízo do principal cavaleiro do exército cristão a tempo de ajudar na batalha contra os mouros em Paris. Direção de Mimmo Cuticchio (90min). Livre. Casa D’Itália — Sala Itália (200 lugares). Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, Castelo, ☎ 3534-4300. Terça (8), 19h. Grátis. Não haverá distribuição de senhas.

ESPECIAL

ARTE. Fundador da Bienal de Havana e curador do New Museum of Contemporary Art de Nova York, o cubano Gerardo Mosquera é a atração da palestra "América Latina, arte e internacionalização". Ele vai fazer um apanhado da produção contemporânea do setor em diversos lugares do planeta. PUC-Rio — Auditório FB6 do Prédio Frings (180 lugares). Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, ☎ 3527-1001. Segunda (7), 16h. Grátis.

FESTIVAL VILLA-LOBOS. Em sua 49ª edição, a diversificada mostra celebra desta vez o centenário de nascimento dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e José Vieira Brandão, e relembra os oitenta anos de morte de Luciano Gallet. São mais de sessenta atrações espalhadas pela cidade, entre espetáculos infantis, shows, concertos, filmes e oficinas. Na sexta (11), às 20h30, no auditório do Ines, em Laranjeiras, o público poderá conferir a exibição do trio Rosana Lamosa (soprano), Elione Medeiros (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). No dia seguinte, no mesmo lugar, às 14h, acontece uma oficina de música de câmara. No domingo (13), a partir das 10h, o Jardim Botânico será palco de contação de histórias para as crianças. Confira a programação completa em www.fvl.art.br. Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) — Auditório (200 lugares). Rua das Laranjeiras, 232, ☎ 2285-7546. Jardim Botânico — Centro de Visitantes. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 3874-1808. Grátis.

PAIXÃO DE LER 2011. Com programação extensa e gratuita, o projeto chega a sua 19ª temporada trazendo como tema as crônicas do Rio e reunindo atrações variadas: peças, debates, performances e leitura de textos. Entre os destaques, neste domingo (6), a partir das 15h, o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, acolhe uma série de montagens teatrais inspiradas em obras de escritores cariocas. Entre elas está Dentro da Noite, dirigida pelo cantor Ney Matogrosso e marcada para as 18h. A partir de terça (8), a Biblioteca de Botafogo torna-se palco de debates. Na quinta (10), às 19h, o convidado é o humorista Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta. Ele vai abordar o gênero literário em questão sob a ótica do bom humor, seja no passado, seja no presente. No dia seguinte, também às 19h, o poeta Ferreira Gullar e o escritor Carlos Heitor Cony se juntam para falar sobre o papel do crônica na vida do carioca. A programação completa está em www.rio.rj.gov.br/web/smc/. Centro Cultural Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa; Biblioteca Popular de Botafogo (60 lugares). Rua Farani, 53, Botafogo. Grátis.

CRIANÇAS

✪✪✪✪ CABELOS ARREPIADOS, de Karen Acioly. Seis crianças — Tico (Kiko do Valle), Cora (Daíra Saboia), Dora (Haline de Oliveira), Ciro (Jonas Hammar), Clara e Flora (ambas Tatih Köhler) — não dormem desde que tiveram seus sonhos roubados. Protagonistas de um livro do alemão Wilhelm Busch, Juca e Chico (Tony Lucchesi e Jules Vandystadt) aqui interligam cinco histórias musicadas. O texto e a estética da montagem remetem a autores da literatura fantástica, como o próprio Busch e Edgar Allan Poe, e a cineastas influenciados pelo gênero, a exemplo de Tim Burton. Assim, as tramas têm um clima de terror, sem perder de vista a delicadeza. Ótimas canções são levadas ao vivo pelo afiado elenco. Direção da autora (55min). Rec. a partir de 7 anos. Estreou em 15/10/2011. Centro Cultural Banco do Brasil — Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Até 18 de dezembro.

EXPOSIÇÃO

RIO SÃO FRANCISCO, UM RIO BRASILEIRO. Mineiro de Belo Horizonte, o estilista Ronaldo Fraga, juntamente com seus quatro irmãos, costumava passar as férias com os pais às margens do Rio São Francisco. Essa reminiscência da infância sempre influenciou seu trabalho. O ápice se deu na coleção apresentada na semana de moda verão paulistana de 2008, toda inspirada na cultura ribeirinha. A título de pesquisa, antes de confeccionar as peças, ele empreendeu uma viagem de três meses a bordo de um barco a vapor pelo Velho Chico. Seu trajeto começou na nascente, em Minas Gerais, e foi até o município alagoano de Piaçabuçu. Absorvido pelo tema, desde então ele já voltou àquele leito diversas vezes e calcula ter navegado mais de 5 000 quilômetros.As expedições foram o embrião da mostra Rio São Francisco, um Rio Brasileiro, que chega ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro. Ela reúne dez instalações concebidas pelo estilista, que utilizou fotografias, vídeos e trechos de lendas referentes ao rio-mar. Entre os destaques está a peça Cidades Submersas, que traz o ator Wagner Moura em um videodocumentário na cidade baiana onde foi criado, Rodelas, inundada para a construção de uma hidrelétrica. Outro espaço, Lendas do Rio, é constituído de vestidos equipados com um dispositivo de som que emite gravações do poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade, na voz de Maria Bethânia. Rio São Francisco, um Rio Brasileiro. Palácio Gustavo Capanema — Galerias da Funarte. Rua da Imprensa, 16, Centro, ☎ 2279-8085. ↕ Cinelândia. → Segunda a sábado, 9h às 18h. Grátis. Até 10 de fevereiro de 2012. A partir de sexta (11).



(DES)EQUILÍBRIOS E (IM)PERFEIÇÕES. Marcus Lontra assina a curadoria desta mostra com desenhos, pinturas e esculturas de sete jovens artistas que têm conquistado prêmios e saí­do vitoriosos em editais de patrocínios e residências artísticas. Integram o elenco Alvaro Seixas (RJ), Clara Benfatti (SP), Gustavo Dable (RS), Hugo Houayek (RJ), Luciana Paiva (DF), Túlio Pinto (RS) e Virgílio Neto (DF). R$ 1 500,00 a R$ 100 000,00. Galeria Coleção de Arte. Praia do Flamengo, 278, Flamengo, ☎ 2551-0641. Segunda a sexta, 12h às 18h; sábado, 9h às 13h. Grátis. Até 18 de janeiro de 2012. A partir de sexta (11). www.colecaodearte.com.br.

GABRIELE BASILICO. Conceituado fotógrafo milanês de 67 anos, Basilico apresenta nesta individual 63 imagens em médios e grandes formatos. São registros que ele fez aqui no Rio, retratando recantos como a Pedra do Sal e o Mirante Dona Marta. Completam a mostra, que tem curadoria de Nina Dias e da italiana Paola Chieregato, quinze painéis de contatos fotográficos. Integrante da programação do Momento Italia-Brasil 2011/2012, o evento inclui na quarta (9), às 19h30, um bate-papo entre o italiano e o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, aberto ao público e com tradução simultânea. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 18 de dezembro. A partir de terça (8). www.oifuturo.org.br.

HAROLDO COSTA — SAMBA & OUTRAS COISAS. Mostra que celebra as seis décadas de carreira do jornalista, pesquisador, escritor, compositor, ator, produtor e diretor de 81 anos. O acervo inclui fotografias, cartazes, catálogos e livros. Também está prevista a exibição do curta-metragem Odun — Haroldo Costa, Luz & Tempo, de Renato Vallone. Entre os registros fotográficos há curiosidades como a gravação de um Auto de Natal para o programa Noite de Gala, na extinta TV Tupi. A atração foi ao ar no início dos anos 60 e teve em Haroldo um dos intérpretes dos Reis Magos. O empresário Roberto Medina, na época um menino, fez o papel de um pequeno pastor. Teatro Sesi — Foyer. Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎ 2563-4163. ↕ Cinelândia. Terça a sábado, 11h às 21h. Grátis. Até 27 de janeiro de 2012. A partir de terça (8).

MÚLTIPLOS + MÚLTIPLOS. Coletiva com trabalhos sobre papel de artistas brasileiros e internacionais, pinçados pelo consultor Maneco Müller. Os nomes principais da mostra são o catalão Antoni Tàpies, tido como um dos mais importantes pintores espanhóis vivos e que exibirá oito litografias, e o premiado californiano Richard Serra, representado por duas gravuras de grandes dimensões. Completam o elenco estrangeiro o artista multimídia argentino León Ferrari e os espanhóis Jordi Alcaraz e Riera i Aragó. R$ 8 000,00 a R$ 30 000,00. Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 20 de dezembro. A partir de terça (8).

ONZE. A sugestiva data 11/11/11 inspira o conceito desta coletiva com onze múltiplos em variados suportes criados por dez artistas e um coletivo, sob curadoria de Marco Antonio Teobaldo. Cerâmica, xilogravura, estêncil e fotografia estão entre as produções de André Malinski, Deco, Divina Huguet, Fuso Coletivo, Geleia da Rocinha, Leila Pugnaloni, Ludwig Danielian, Paulo Carapunarlo, Renata Zambianchi, Rodrigo Villas e Thelma Innecco. Preço único: R$ 1 111,11. Galeria Colecionador Contemporâneo. Avenida Atlântica, 4 240, loja 224 (Shopping Cassino Atlântico). ☎ 2522-4796. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 13h às 19h. Grátis. Até dia 22. A partir de sexta (11), às 19h.

RUBENS IANELLI. Nascido em uma família de artistas plásticos — filho de Arcângelo e sobrinho de Thomaz Ianelli —, o pintor, desenhista e escultor paulistano de 58 anos fará nova individual na cidade. O conjunto exibe três esculturas, sendo duas em mármore e uma em aço, além de sete pinturas inspiradas nos seus famosos guaches geométricos criados nos anos 70. R$ 17 000,00 a R$ 38 000,00. Espaço Eliana Benchimol. Avenida Atlântica, 4240, loja 203 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana, ☎ 2513-3307. Segunda a sexta, 12h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 9 de dezembro. A partir de quinta (10).
(Redação)

Nenhum comentário: