quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sem condições de se manter, Orquestra Filarmônica do Rio está à venda


A Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro está prestes a encerrar suas atividades. Patrimônio cultural do carioca, a orquestra sofre com a falta de verba e incentivos do governo. Ela está abandonada e, para não fechar, está sendo oferecida a empresas ou pessoas físicas.
De acordo com informações do maestro Florentino Dias, fundador da Filarmônica em 1978, todos os funcionários foram dispensados. Já os músicos não tem mais local fixo para os ensaios.

Para se manter, segundo Florentino Dias, precisa ser arrecadado anualmente cerca de R$ 40 milhões. Dias afirmou que não tem mais condições de manter sozinho a orquestra, que, para ele, deveria ser considerada um dos cartões postais da cidade. "Estou muito chateado com essa situação. A orquestra não é minha, é do povo. Durante um tempo investi dinheiro do meu próprio bolso. Mas as minhas economias acabaram", disse, ao O Globo.

Desde 2004, a Filarmônica não recebe mais recursos da prefeitura, a qual passou a concentrar seus investimentos somente na Orquestra Sinfônica Brasileira. (O Globo/ Redação)

Nenhum comentário: