sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prefeitura monta esquema de transito para passeata contra a distribuição dos Royalties

Na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, será realizado no Centro do Rio de Janeiro, em frente a o evento “Veta Dilma”, que busca protestar contra a distribuição dos royalties do petróleo. A ideia é incentivar a presidenta a não permitir que o Rio perca seus direitos como produtor. Para viabilizar a realização deste evento com o mínimo de interferência na circulação viária, será implantado esquema especial ao tráfego em todo a região.  A operação de trânsito contará com a participação de 185 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres, ordenar a chegada e saída dos ônibus e efetuar os bloqueios necessários.

Serão empregadas 45 viaturas operacionais e 115 motocicletas. Além disso, 4 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados em pontos estratégicos para rápida desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Serão utilizados 20 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as rotas alternativas, além das condições do tráfego. O Centro
de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a
fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 08h e somente será desmobilizada após a
liberação das vias ao tráfego. 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Às 10h, será feita interdição na pista lateral da Avenida Presidente
Vargas da altura do Detran (próximo à Av. Passos) até a Avenida Rio
Branco, no sentido Candelária.


Ás 11h haverá fechamento da Av. Rio Branco entre a Av. Presidente
Vargas e a Rua da Assembléia.

Às 11h haverá fechamento da Rua Evaristo da Veiga entre a Av. Rio
Branco e a Av. República do Paraguai.

Às 12h será estendido o fechamento da Av. Rio Branco até a Avenida
Presidente Wilson.

Todas as vias transversais a Av. Rio Branco permanecerão interditadas
até a liberação da mesma.

ÔNIBUS FRETADOS

Serão utilizados ônibus para o transporte de participantes, sob responsabilidade da organização do evento. Esses ônibus possuirão identificação diferenciada, fornecida pelos organizadores. Com o objetivo de organizar a chegada e minimizar a interferência na circulação viária, os veículos provenientes da Avenida Brasil devem
aguardar na Rua Couto Magalhães, já os provenientes da Linha Vermelha na Rua São Cristóvão, os vindos da Ponte Rio-Niterói aguardar na Av. Pedro II e os da Zona Norte na radial Oeste em frente ao Maracanã.

Depois serão conduzidos por motociclistas da Policia Militar, da Guarda Municipal e da Cet-Rio à Av. Presidente Vargas para o desembarque.  Após o desembarque, serão agrupados e conduzidos em comboio para os locais de estacionamento determinados pela CET-Rio (Cidade do Samba e Quinta da Boa Vista, entre outros).

NÃO SERÁ PERMITIDA A CHEGADA DE ÔNIBUS FRETADOS NA REGIÃO DO EVENTO
SEM O ACOMPANHAMENTO DE MOTOCICLISTAS DA POLÍCIA MILITAR, DA GUARDA
MUNICIPAL OU DA CET-RIO.

COMO CHEGAR

Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado.
TREM – O público deverá utilizar a estação Central do Brasil. 
METRÔ – O público poderá utilizar as estações Cinelândia, Carioca, Presidente Vargas e Uruguaiana.
ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – mais de 100 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Não ir de carro ao evento, usar transporte público coletivo (trem, ônibus ou metrô);
Respeitar os locais de proibição de estacionamento; Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados; É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito; Aos motoristas que não necessitarem passar na região do evento é sugerido que evitem trafegar na área, utilizando rotas alternativas. No acesso da Zona Sul à Zona Norte, e vice-versa, por exemplo, há a opção dos Túneis Rebouças e Santa Bárbara.

(CET-Rio)

Nenhum comentário: