quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Esquema de tráfego: Interdições para as obras do "Porto Maravilha" - Etapa 3-A


A partir do sábado, dia 05 de dezembro, será efetuada mais uma etapa de intervenções no trânsito da Região Portuária para realização de Obras do Porto Maravilha. A ETAPA 3, já programada e divulgada, que prevê as interdições parciais da Av. Francisco Bicalho e da Av. Professor Pereira Reis para obras de reurbanização urbana e de drenagem, será acrescido o fechamento total da alça de acesso ao Viaduto Juscelino Kubitschek (Av. Perimetral) para obras geométricas.

Para viabilizar o plano de fechamentos e gerenciar o tráfego local, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio desenvolveu planejamento operacional de tráfego específico, envolvendo 25 agentes de trânsito que cobrirão mais 05 (cinco) pontos de operação na Av. Rodrigues: 1 no acesso à alça de subida Av. Perimetral, 1 no cruzamento com a Rua Edgar Gordilho, 2 junto às travessias do terminal marítimo e 1 na agulha de passagem entre as pistas. Os novos agentes trabalharão especificamente no suporte a esta interdição com o objetivo de manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar os bloqueios e os desvios necessários. A operação de trânsito contará também com a participação de Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e da CET-Rio, além do efetivo da Empresa Porto Novo, que já vem atuando no controle do trânsito na área.

Serão utilizados também 02 (dois) painéis de mensagens variáveis móveis, que se integrarão aos oito painéis, entre fixos e móveis em funcionamento nas adjacências. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a melhor fluidez do trânsito.

A operação especial será iniciada às 8h do dia 05 de janeiro de 2013 e se estenderá por um período de até seis meses.

            O Secretario Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, informou que “a Prefeitura está tomando todas as providências para minimizar o impacto dessas obras. Vamos utilizar operadores de trânsito e tecnologia, porém, será indispensável a colaboração dos motoristas respeitando a sinalização e evitando, quando possível, circular nessas regiões”.

ALTERAÇÕES VIÁRIAS

A ETAPA 03-A (prevista para se iniciar no sábado, dia 05/01/2013): compreende a interdição total da alça de acesso ao Viaduto Juscelino Kubitschek (Av. Perimetral) a partir da Av. Rodrigues Alves, no sentido Gasômetro, para obras da demolição e construção de nova alça de acesso à Perimetral. A respectiva obra visa estabelecer as conexões viárias ente a Av. Binário do Porto e a Av. Perimetral, permitindo que os veículos procedentes do Gasômetro em direção ao Santo Cristo (nova ligação em construção), possam acessar a Av. Binário do Porto chegando à Av. Rodrigues Alves, no sentido Praça Mauá, e posteriormente a Perimetral até o Aterro do Flamengo.

Essa etapa  se adiciona a ETAPA 03 , que se refere a duas interdições parciais para obras de drenagem, que se utilizarão de 1 (uma) faixa da Av. Francisco Bicalho (pista lateral, junto as edificações) no trecho localizado entre a Praça Dinah de Queiroz e a Rua Comandante Garcia Pires e de 1 (uma) faixa por sentido, junto ao canteiro central, na Av. Prof. Pereira Reis, ao longo de toda a sua extensão, no trecho compreendido entre a Av. Rodrigues Alves e a Praça do Santo Cristo.

PRINCIPAIS DESVIOS E ROTAS ALTERNATIVAS

            Entre as principais mudanças de rotas, destaca-se o novo acesso à Av.Perimetral para veículos procedentes da Praça Mauá. Eles deverão  utilizar a Av. Rodrigues Alves, no sentido Av. Brasil até a Av. Rio de Janeiro, onde acessarão a pista da esquerda da referida via para chegada a pista central da Av. Brasil ou a alça existente de acesso ao Gasômetro.
            As linhas de ônibus municipais não sofrerão alteração no trajeto.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

              A CET-Rio visando minimizar os problemas relacionados ao trânsito recomenda:

· É importante seguir as orientações que estarão sendo veiculadas nos diversos painéis de mensagens variáveis espalhados por pontos estratégicos na área;
· Os motoristas e pedestres deverão respeitar as orientações fornecidas pelos agentes de trânsito envolvidos na operação;
· Os pedestres deverão redobrar a atenção, evitando transitar na via e atravessar exclusivamente nos locais indicados com travessia de pedestres.

Nenhum comentário: