quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Esquema de trânsito: Desfiles das Campeãs no sábado de Carnaval

Daniel Marenco/Folhapress
Será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos, a partir de deste sábado, dia 16.  A operação de trânsito contará com a participação de 650 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais, CET-Rio e Porto Novo, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Serão disponibilizados 20 reboques para desobstrução de vias, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais.

Serão também utilizados 60 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 00h do dia 16/02/2013 e tem previsão de término às 12h do dia 17/02/2013.


DEMAIS INTERDIÇÕES PREVISTAS PARA AS ADJACÊNCIAS DO SAMBÓDROMO

A partir das  18h30min do dia 15/02/2013 até às 06h do dia 16/02/2013 e das 02h às 16h do dia 17/02/013, a Rua Rivadávia Corrêa será interditada, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Av. Rodrigues Alves, para a retirada dos carros alegóricos da Cidade do Samba;

No dia 16/02/2013, o Aterro do Flamengo será interditado ao tráfego de veículos das 18h às 06h do dia subsequente, na pista sentido Centro-Zona Sul para o estacionamento de ônibus de Turismo.

Nos dias 16 e 17 haverá movimentação de carros alegóricos das 00h até às 06h no processo de concentração e das 09h às 16h para dispersão.


DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS “CAMPEÃS” - DIA 16/02/2013

Às 00h serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

Às 13h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 14h será interditada a Av. Trinta e Um de Março.


Às 17h será interditada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.


AS OPÇÕES PARA OS MOTORISTAS NO PERÍODO DO DESFILE SÃO:

1 – Os veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar a Av. Perimetral.

4 - Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, em direção ao Centro ou Botafogo, pelo Túnel Santa Bárbara, deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

5- O motorista devem optar sempre pelo uso do transporte público coletivo, seja Metrô, Trens, Barcas ou Ônibus no acesso ao Centro e ao Sambódromo.


PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

A partir das  06h de sábado, dia 16/02/2013 até às 12h de domingo, do dia 17/02/2013, nas vias internas à área interditada.

A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, 20 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.


COMO CHEGAR:

Para acessar a área do Sambódromo, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

- METRÔ

O público interessado em acessar os setores pares devem utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e os setores ímpares utilizar a estação Central.

- TREM

Deverão utilizar a estação Central do Brasil.

- ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade. Atenção aos desvios no entorno.

- TAXIS

Até 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os taxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público (ônibus, táxis ou metrô);

Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelo Centro da cidade, procurando rotas alternativas para seus trajetos;

Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados;

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

Motoristas moradores das proximidades do Sambódromo deverão portar comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transitar pelos bloqueios;

SETOR ÍMPAR

Ônibus - Zona Sul -> Rua do Riachuelo

Centro -> Av. Henrique Valadares

Zona Norte/ Oeste -> Av. Presidente Vargas

Embarque Exclusivo para Táxis - Rua do Riachuelo

Metrô - Estação Central, funcionando 24 horas

SETOR PAR

Ônibus - Zona Sul/ Centro -> Avenida Paulo de Frontin

Zona Norte/ Oeste -> Avenida Presidente Vargas

Embarque Exclusivo para Táxis - Largo do Estácio

Metrô - Estação Praça XI, funcionando 24 horas

Estação do Estácio, funcionando 24 horas

Alterações de itinerários das linhas de onibus:

Provenientes da Gamboa, Zona Norte e Zona Oeste com destino para o Centro e Zona Sul, farão desvio passando pela Av. presidente Vargas, entrando na Av. Paulo de Frontin.

Provenientes da Zona Sul e Centro, com destino para a Zona Norte e Zona Oeste, farão desvio pela Av. Mem de Sá, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Provenientes da Praça da Bandeira, com destino para a Zona Sul, farão desvio pela Rua do Matoso, Rua Barão de Itapegipe, Rua do Bispo, Rua Sampaio Viana, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, até chegar a Dr. Agra e entrar no Túnel Sta Barbara.

Provenientes da Praça da Bandeira, com destino para o Centro, farão desvio pela Rua do Matoso, Rua Barão de Itapegipe, Rua do Bispo, Rua Sampaio Viana, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, até chegar a Dr. Agra, descer pela Rua Eleone de Almeida e entrar no Túnel Martins de Sá.

Provenientes das linhas que circulam a Av. Rio Branco, farão desvio pela Av. Presidente Vargas, Av. Alfredo Agache até desembocar na Av. Gen. Justo, também terão a Av. República do Paraguai e Av. Passos até cair na Av. Presidente Vargas novamente ou seguir em frente para Rua Camerino.

Provenientes do Centro e cruzando a Av. Rio Branco, farão desvio pela Av. Presidente Wilson, Av. República do Chile, Av. República do Paraguai, Rua Santa Luzia.

(CET-Rio)

Nenhum comentário: