quinta-feira, 7 de março de 2013

Casos de dengue sobem e já superam os de 2012


A combinação de sol forte com chuvas no fim da tarde tem facilitado o surgimento da dengue no Estado do Rio. De janeiro ao dia 2 de março, o número de casos alcançou 32.126, 22% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Ainda não há registro de óbito este ano.

Ao todo, em 2012, foram notificados 184.123 casos suspeitos no Estado, com 42 óbitos. Em relação a 2011, o número de notificações aumentou 9,34 %, mas a quantidade de óbitos diminuiu em 70 % no mesmo período. Segundo o Ministério da Saúde, em boletim divulgado no final de fevereiro, o vírus tipo 4 da dengue corresponde a 52,6% das amostras analisadas. O tipo 4 não é mais grave do que os outros, mas como ele não era registrado no país há muito tempo, grande parte dos brasileiros não está imunizada.

Atualmente, existem quatro tipos da dengue circulando no país. Os sintomas são os mesmos: manchas avermelhadas e dores pelo corpo, febre alta e vômitos. Cada vez que uma pessoa contrai um desses tipos, ela fica imune e não registra um novo episódio da doença de mesmo tipo. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, 80% dos focos do mosquito estão no próprio ambiente doméstico. (DestakRio/Redação)

Nenhum comentário: