segunda-feira, 4 de março de 2013

A partir de terça-feira, Rebouças ganha faixa reversível nos dias de manutenção

Com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos motoristas, a partir de amanhã, terça-feira, quando ocorrerá a interdição de rotina para manutenção do Túnel Rebouças, na madrugada do dia 05 para o dia 06 de Março, no período de 00h as 05h, a CET-Rio iniciará a implantação de uma faixa reversível nas galerias  de sentido oposto. Com isso, os usuários do Túnel Rebouças não necessitarão seguir por rotas alternativas, como o Túnel Santa Bárbara, quando do fechamento do Túnel Rebouças para manutenção, economizando, em média,12 minutos no tempo de viagem.

"O Rebouças é o principal túnel da Cidade e não pode parar, nem para manutenção", diz Claudia Secin, Presidente da CET-Rio.

O Túnel Rebouças, tem uma programação de interdições para manutenção de rotina que ocorrem nas  madrugadas das Terças-feiras para as Quartas-feiras no sentido Centro e nas  madrugadas das Quintas-feiras para as Sextas-feiras no sentido Lagoa, sempre no período de 00h as 05:h. Durante o período de fechamento do Túnel Rebouças são realizados serviços como limpeza das galerias e elevados, Manutenção elétrica dos sistemas de iluminação ,ventilação  e subestações, manutenção do sistema de monitoramento por câmeras, do sistema de sinalização X/seta, além de outros serviços.


ESQUEMA DE TRÁFEGO

(MADRUGADAS DE TERÇAS PARA QUARTAS-FEIRAS)

INTERDIÇÃO SENTIDO LAGOA/ RIO COMPRIDO.

I - Os motoristas com destino a Zona Norte/Centro, terão como alternativa utilizar a faixa reversível implantada nas Galerias L2 e R2 (galerias opostas as  interditadas).

II - O acesso pelo Humaitá para o Túnel estará interditado,  a Av. Epitácio Pessoa  será a alternativa para  acessar o Rebouças.

III - A faixa reversível não dará acesso ao Cosme Velho, os motoristas deverão seguir outras rotas, como Botafogo, para este destino.

IV - Os veículos que trafegam sentido Rio Comprido/Lagoa, deverão manter-se na faixa central ou na da direita em toda extensão do trecho sinalizado, ficando a faixa da esquerda (reversível) devidamente sinalizada, liberada a circulação no sentido inverso.

V – A Av. Engenheiro Freyssinet (Elevado sobre a Av. Paulo de Frontin)  também estará interditada para manutenção, os motoristas utilizarão a Av. Paulo de Frontin como alternativa após saírem do Túnel.


ACESSO À FAIXA REVERSÌVEL NO SENTIDO RIO COMPRIDO.

SAIDA DA FAIXA REVERSÌVEL SENTIDO RIO COMPRIDO,  APÒS SAIR DA GALERIA SEGUIR PELA A AV. PAULO DE FRONTIN (ELEVADO INTERDITADO)

ESQUEMA DE TRÁFEGO

INTERDIÇÃO  SENTIDO RIO COMPRIDO/ LAGOA

(MADRUGADAS DE QUINTAS PARA SEXTAS-FEIRAS).

I - Os motoristas com destino a Zona Sul, terão como alternativa utilizar a faixa reversível implantada nas Galerias RI e LI (galerias opostas as  interditadas).

II -  A  Av. Engenheiro Freyssinet  (Elevado sobre a Av. Paulo de Frontin) também estará interditada, os motoristas utilizarão a Av. Paulo de Frontin como alternativa  para  acessar o Túnel.

III - Os veículos que trafegam sentido Lagoa /Rio Comprido,  deverão manter-se na faixa central ou na da direita em toda extensão do trecho sinalizado, ficando a faixa da esquerda (reversível), devidamente sinalizada, liberada a circulação no sentido inverso.


ACESSO A FAIXA REVERSÌVEL NO SENTIDO LAGOA.

CESSO AO TÙNEL PELA A AV. PAULO DE FRONTIN (ELEVADO INTERDITADO).

SAIDA DA FAIXA REVERSÌVEL SENTIDO LAGOA.

A operação de trânsito contará com a participação de 20 (Vinte) operadores de trânsito, que trabalharão nos bloqueios, na fluidez, e orientando os motoristas.  Serão utilizadas 4 (quatro) viaturas e 6 (Seis) motocicletas, além de 3 (três) reboques que ficarão posicionados em pontos estratégicos, efetuando os bloqueios e retirando veículos enguiçados, 6 (seis) painéis de mensagens variáveis móveis e 8 (oitos) fixos informarão,  além das interdições, as condições do tráfego e os desvios . Serão utilizados cones flexíveis com bases fixas no pavimento, que se mantêm erguidos mesmo em casos de serem abalroados por veículos, além disso, os cones possuem alta refletividade, melhorando sua visibilidade no período noturno. Para melhor orientação dos motoristas, o sistema de sinalização X/Seta das galerias, também será acionados durante o período de implantação da  faixa reversível.








RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de Trânsito e também a sinalização implantada na área.

(CET-Rio)

Nenhum comentário: