quarta-feira, 26 de junho de 2013

Corpo de morador morto durante ação do Bope na Maré será enterrado nesta quarta

Eraldo Santos da Silva, de 41 anos, morto durante tiroteio na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, será enterrado nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Govermador.

O garçom foi um dos três moradores mortos em confronto que deixou outras seis vítimas fatais, entre elas o sargento do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, de 42 anos, e cinco suspeitos.

Na manhã desta quarta-feira, um blindado segue na frente da comunidade Nova Holanda, no 22ºBPM (Maré). A Força Nacional de Segurança está posicionada nos acessos à comunidade e a PM reforçou o policiamento na região.

Traficantes prometem retaliação na Maré
Inspirados no sucesso das manifestações convocadas pelas redes sociais, mas sem o mesmo intuito positivo, homens que seriam traficantes da Nova Holanda comemoravam a morte do sargento do Bope, lamentavam a de suspeitos e organizavam pelo Facebook atos de violência em repúdio à operação do Bope.

Sem medo da exposição, suspeitos exibiam fotos em seus perfis e já se mostravam organizados. Em tom de ameaça, um suposto criminoso que se identifica como ‘Tatajuba Silva’ prometia ataque em massa contra os policiais de madrugada.

Já o ‘Menor Rai’ postou vídeo de policiais falando sobre a dificuldade de trabalhar em morros. Outros torciam pela recuperação de bandidos feridos.

O professor Carlos Nepomuceno, 53 anos, que é especialista em mídias sociais e leciona há 10 anos no MBA do Coppe/UFRJ, comentou o tema:

“Pedófilos já utilizam essa ferramenta há muito tempo. O projeto de terrorismo do 11 de Setembro, nos Estados Unidos, também foi articulado pela Internet”, relembrou o professor. Ele acredita que o Brasil terá que criar antirredes inteligentes para desarticular essas organizações.

Guerra às vésperas de ocupação
Às vésperas de uma ocupação definitiva pelas forças de segurança na Maré, a guerra entre policiais e traficantes nesta terça naquele conjunto de favelas deixou rastro de nove mortos, protestos e revolta de moradores ilhados pela violência.
Os confrontos mais intensos foram travados a partir da noite de segunda-feira, quando policiais dos batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope) tentaram reprimir arrastão promovido por bandidos da Nova Holanda. (O Dia/Redação)

Nenhum comentário: