O Túnel Noel Rosa, que liga os bairros de Vila Isabel e Jacaré, na Zona Norte da cidade, novamente foi alvo de furtos na madrugada desta segunda-feira. Segundo a RioLuz, uma vistoria constatou o sumiço de cinco reatores, quatro projetores e quatro lâmpadas na galeria sentido Jacaré. Na ação, cerca de 20 metros de cabos elétricos foram danificados. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel).
De acordo com a prefeitura, a reposição do material furtado e a manutenção da rede elétrica serão executadas nesta terça-feira, a partir das 11h, com o apoio de agentes da CET-Rio. A previsão é que a iluminação seja normalizada até o início da tarde de quarta-feira.
Segundo a RioLuz, em 2012 foram constatados 14 atos de vandalismo no Túnel Noel Rosa, e o prejuízo aos cofres públicos foi de aproximadamente R$ 250 mil. Em junho, um homem chegou a ser preso em flagrante pela polícia, quando retirava das paredes do túnel dois refletores.
Projeto não saiu do papel
No meio do ano de 2012, a prefeitura chegou a anunciar uma licitação para reformular a iluminação da via, seguindo o modelo do sistema antifurto implantado nos túneis Acústico e Zuzu Angel, em São Conrado. Nessas vias, as calhas de fixação dos projetores e do cabeamento são instaladas na parte central superior da abóbada.
O projeto para o Noel Rosa previa 649 novos projetores que, mais potentes, iam melhorar a luminosidade do local em até 40%. O plano, que ainda não saiu do papel, também incluía instalação de 20 mil metros de cabos elétricos e de quatro novos transformadores. (Extra/Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário