terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nada substitui o talento

“Pois bem cheguei, quero ficar bem à vontade”. A estrofe é de um dos maiores sucessos  do Rei do Soul brasileiro, Tim Maia, mas expressa perfeitamente o sentimento do mais novo cantor gospel do mercado: Michel. Compositor da canção “Descobridor dos Sete Mares” ao lado do amigo Gilson Mendonça, Michel coleciona clássicos como “Pecado Capital”, “Neves e Parques”, “Pudera”, “Bons Momentos”, entre outros.

Bons momentos mesmo que viveu ao lado de cantores como Joana, o grupo Roupa Nova, Wando, Mariano, Lulu Santos, e, principalmente, Tim Maia. “Eu despertei para a música aos 14 anos quando um amigo me apresentou o Tim. Ele trazia um violão e na voz cantava o que depois virou o sucesso ‘Primavera’”, conta Michel. “Depois do encontro comecei a tocar violão e dois anos depois já estava compondo”, relembra.

O reencontro só aconteceu 20 anos mais tarde, no ano de 1983. “Eu já era compositor e o baterista da banda do Tim nos ouvia cantar em rodas de amigos. Um dia ele ofereceu levar nossas canções a ele”, revela. Além de composições, Michel coleciona boas  histórias, como a da criação de Descobridor dos Sete Mares. “Nós preparamos quatro músicas para dar ao baterista, mas eu não estava satisfeito. Uma madrugada estava de serviço no quartel e a inspiração veio. Fiquei o plantão inteiro cantarolando a canção
até chegar em casa para colocar no papel. Foi um sufoco”, diverte-se.

Tenente reformado da polícia militar do Rio, Michel afirma ter trabalhado 35 anos sem dar nenhum tiro e que ganhou a vida com a música. “Hoje posso dizer que vivo de direito autoral”, assume. Após sete anos de trabalho contínuo ao lado de Tim Maia, Michel seguiu carreira compondo e colecionando sucessos cantados por várias gerações.

Evangélico e membro da Igreja Universal do Deus Vivo, em Alcântara, São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Michel agora resolveu lançar seu primeiro CD. “Sempre gostei de compôr. Fazia parte do coral de apoio mas nunca aspirei a carreira solo”, diz o compositor que revela a musa motivadora da nova empreitada: a esposa. 

“Ela disse que chegou a hora de compôr para o Senhor”, conta.

Sexagenário, Michel lançou o CD “Um cântico novo” com quatorze canções que unem o estilo inconfundível do black e do soul às letras inspiradas nas passagens bíblicas. Michel esteve no gabinete do deputado federal Arolde de Oliveira na manhã desta terça-feira, 24, e se disse inspirado nos seus versos mais famosos para a nova carreira. “Sou descobridor dos sete mares, navegar eu quero”. (Redação)

Nenhum comentário: