quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Professores do Rio retomam aulas, mas fazem assembleia na sexta


Em assembleia realizada da tarde desta terça (17), os funcionários da rede municipal de ensino decidiram que darão aulas normalmente na quarta-feira (18) e na quinta (19), mas anunciaram que vão realizar uma nova assembleia às 10h na sexta-feira (20) para decidir os rumos do estado de greve.

No final da assembleia desta terça-feira, um grupo de professores leu termos do plano de carreira elaborado pela prefeitura do Rio, que prevê um reajuste de 4% entre os níveis de profissional de educação infantil e profissional de ensino fundamental. Uma das coordenadoras-gerais do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação(Sepe), Ivanete Conceição, disse que o plano de carreira, por si só, não basta. "Nesses termos, o que foi apresentado é um retrocesso para a categoria", definiu.

Entre outras propostas feitas pela prefeitura, está previsto o reajuste em 4%. O Sepe, no entanto, pede 15%. "Esse percentual oferecido pela prefeitura nós não aceitamos de forma alguma", disse Ivanete. Ela ainda alerta para o fim da divisão entre Professor 1 e Professor 2, além dos professores de educação infantil. Segundo a coordenadora do Sepe, a proposta da prefeitura estaria extinguindo uma dessas categorias, que se transformaria na categoria dos profissionais de ensino fundamental, que vai do primeiro ao nono ano. "Isso é muito ruim", lamentou.


Os profissionais se reuniram em assembleia na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, que teve  trechos interditados, deixando o trânsito complicado. 
Os professores da rede municipal de ensino do Rio decidiram encerrar a greve da categoria iniciada no dia 8 de agosto na terça-feira (10), quando decidiram manter o estado de greve, segundo o sindicato.
Audiência na quarta
Líderes do do Sindicato Estadual de Profissionais de Educação (Sepe) vão encontrar com o presidente da Câmara Jorge Felippe (PMDB) na quarta (18) às 12h para discutir a aprovação do plano de carreira para funcionários do setor.

Reivindicações
Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 19% para compensar perdas salariais, garantia de um terço da carga horária para atividades extracurriculares, garantida por lei, e concurso público para professores e funcionários administrativos. A Secretaria Municipal de Educação informou que concedeu 8% de reajuste este ano e  benefícios como auxílios alimentação, transporte e qualificação. (G1/Redação)

Nenhum comentário: