segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dia do Samba tem flash mob na Central e shows no Subúrbio do Rio

O Dia Nacional do Samba, comemorado nesta segunda-feira (2) se transformou numa semana de muitas atividades culturais e shows de samba, principalmente Oswaldo Cruz, no Subúrbio do Rio. Almir Guineto e Júnior e Expresso Carioca abrem a programação às 20h, no Palco Candeia, montado na Rua João Vicente. A entrada é franca.
Além dele, outros sambistas marcarão presença até o próximo sábado (7), em palcos montados no bairro considerado um dos berços do samba. Por lá passarão Paulinho da Viola, Jorge Aragão, Wilson Moreira, Mart'nália, D. Ivone Lara, Grupo Casuarina, Leci Brandão, Arlindo Cruz, e muitos outros.  Além de Marquinhos de Oswaldo Cruz, organizador da 18ª edição da festa do Trem do Samba.
Mas o dia não vai passar em branco. Nesta segunda, ao meio-dia, na Central do Brasil, 20 bailarinos vão participar de um flash mob no saguão da estação, para estimular a plateia. E há também uma série de palestras e eventos na Tenda do Samba. Nesta segunda, o debate que vai das 19h às 20h , o tema é "Samba no quintal", sobre como surgiu a produção musical, os debatedores João Pimentel (mediador), Marquinhos de Oswaldo Cruz, D. Ivone Lara, Serginho Procópio, Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira, Tinhorão e os compositores e vencedores do samba enredo da Portela.
O Trem do Samba mesmo só vai partir mesmo no sábado. Neste dia, a festa começa às 15h, na Central do Brasil com shows das velhas guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel e ainda a participação de grandes nomes como Monarco, Wilson Moreira, Tantinho da Mangueira, Dorina, Noca da Portela, Nelson Sargento, entre outros. E segue em direção a Oswaldo Cruz onde uma série de shows acontece nos seis palcos montados no bairro.
Os trens especiais, que farão a ligação direta entre a Central e Oswaldo Cruz, sem parar em nenhuma outra estação, vão circular das 18h20 às 19h30. A viagem terá duração de 20 minutos. Os primeiros três mil passageiros que levarem um quilo de alimento não perecível vão ganhar o ingresso para o trem. Os demais passageiros poderão embarcar nos trens especiais pagando R$ 2,90 pelo bilhete. A arrecadação de alimentos vai para o Banco Rio de Alimentos, que atende a mais de 300 asilos, creches e orfanatos.
Mas quem não chegar a tempo de embarcar num dos trens especiais, pode ir até Oswaldo Cruz nos trens normais dos ramais de Santa Cruz e Japeri. A SuperVia vai disponibilizar trens especiais para a volta do público para a Central do Brasil, à meia-noite, 1h e 2h, de domingo (8). Os trens comuns param de circular às 22h, às sábados.
Toda a programação do evento pode ser vista no aplicativo iTremdoSamba, disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play. Além de acesso à programação, o programa permite que o usuário possa montar sua própria agenda, consulte mapas com a localização dos palcos e possa compartilhar fotos e vídeos via Twitter ou Facebook.

Dia 02/dez (2ª. feira) das 19h as 20h. TEMA: SAMBA NO QUINTAL Como a produção musical brota dos despojados encontros entre sambistas. Onde surgiu tal tradição? Qual sua importância cultural? Como talentos e pessoas diferentes conseguem chegar a tão virtuoso resultado? Vamos lembrar episódios que ajudem a explicar como nasce um samba. Debatedores: ( estamos confirmando )  João Pimentel (mediador),  Marquinho Oswaldo Cruz, Ivone Lara,  Serginho Procópio,  Nelson Sargento,  Tantinho  Tinhorão,  Os compositores e vencedores do Samba Enredo da Portela. (Globo/Redação)

Nenhum comentário: