quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Secretaria quer restabelecimento do sistema de trens do Rio até a tarde

Em entrevista à Globonews na manhã desta quarta-feira (22), o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, afirmou que a SuperVia e o governo estão trabalhando para restabelecer o sistema ferroviário ainda hoje, para o retorno da população para casa à tarde .
"O que nós estamos com foco nesse momento aqui é exatamente a recuperação do sistema com foco na operação, para que a gente possa restabelecer o sistema para o retorno da tarde, e quanto antes, obviamente, para dar aos usuários o uso cotidiano do sistema de trens. Nesse momento ainda não é possível  dizer a que horas teremos o sistema restabelecido, em função da proporção do acidente, que graças a Deus não teve vítimas", afirmou.
Lopes deu ainda mais detalhes sobre a dinâmica do descarrilamento, que aconteceu com um trem com mais de 30 anos de uso.  "Acidentes como este podem ocorrer em todos os sistemas ferroviários do mundo. O que aconteceu lamentavelmente aqui é que uma pilastra de sinalização numa curva, o trunk de um trem descarrilou, colidiu sobre essa pilastra, essa 
pilastra então tombou sobre as demais vias gerando a interrupção total do sistema, e obviamente, por segurança, também houve a desenergização total do sistema", disse.
Lopes ainda apontou como o avanço que a SuperVia está devolvendo a passagem em dinheiro para usuários. Ao longo da manhã, entretanto, o G1 constatou em estações afetadas que vários passageiros relataram dificuldades em reaver o dinheiro
"Incidentes ocorrem em todos os sistemas ferroviários, o que precisa é que nós tenhamos uma resposta mais eficiente para a população. Mas pela primeira vez, por uma determinação do governo do Estado, nós estamos tendo a devolução em dinheiro. Envelopes em dinheiro estão sendo distribuídos para a população em todas as estações afetadas para o sistema. Tivemos problemas ? Sim, temos que rever alguns procedimentos, mas a maior parte da população recebeu", disse o secretário. (G1/Redação)

Nenhum comentário: