segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sem Perimetral, trânsito fica caótico no Centro do Rio

Com as novas mudanças no trânsito da Zona Portuária e do Centro do Rio, após a interdição total do Elevado da Perimetral, ocorrida neste fim de semana, cariocas que vem das zonas Norte e Oeste não encontraram dificuldades para acessar a região central da cidade, na manhã desta segunda-feira. Do Centro de Operações Rio, a equipe de O DIA percebeu, pelas câmeras da Prefeitura, que a maioria dos cariocas optou pelo transporte público, uma recomendação do prefeito Eduardo Paes.

No entanto, embora a chegada ao Centro não tenha sido complicada, andar por ele se tornou uma tarefa difícil. A Rua Primeiro de Março e as avenidas Presidente Antônio e Passos, por exemplo, registraram trânsito lento num horário atípico, das 6h às 8h. Estas vias funcionam como um corredor para motoristas que chegam e saem do Centro do Rio, uma vez que a Avenida Rio Branco está aberta apenas para ônibus e táxis.

O acesso à Zona Sul, sem a Perimetral, pode ser feito pelo trajeto Avenida Passos, Avenida República do Chile, Lapa e Passeio. Na Rua Teixeira de Freitas, agentes distribuem panfletos e orientam os motoristas.

O Aterro do Flamengo registra congestionamento, em direção ao Centro, a partir do Morro da Viúva. Da Zona Norte para o Centro, o trânsito seguiu apenas intenso. A melhor opção é utilizar o Elevado 31 de Março, saindo do Santo Cristo, para acessar o Túnel Santa Bárbara. Outra opção é o Elevado Paulo de Frontin e o Túnel Rebouças.

Na Avenida General Justo, próximo do acesso para o Aeroporto Santos Dumont, a movimentação é bastante grande. Na altura da Avenida Marechal Câmara, há muitos agentes orientando os motoristas, mas, mais a frente, próximo ao acesso fechado da Perimetral, nenhum Guarda Municipal ou agente da CET-Rio foi visto e motoristas pedem ajuda para um segurança privado.

O técnico administrativo Jorge Filho, de 29 anos, costuma usar o ônibus diariamente para vir do Grajaú para o Centro. Hoje, ele optou em pegar um ônibus somente até a Praça Saens Peña e seguiu o restante do trajeto de metrô, com medo do trânsito.

Algumas pessoas têm dificuldades para acessar o aeroporto, descendo do táxi no meio do caminho e seguindo para a área de embarque a pé.


Interdições 

A Uruguaiana tem a mão invertida, entre as ruas Acre e Buenos Aires. Já a Av. República do Paraguai fica com as duas pistas no sentido Lapa. A Rua Teixeira de Freitas, no trecho entre República do Paraguai e Augusto Severo, opera no sentido Beira-Mar.

A Rua do Passeio, entre a Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas, tem o sentido invertido também. O mesmo acontece com a Mestre Valentim, no trecho entre Teixeira de Freitas e Luiz de Vasconcelos. Já a Av. Marechal Floriano, trabalha em regime de mão dupla em toda a extensão.

Além de orientar motoristas, umas das preocupações da prefeitura é conscientizar os pedestres da importância de atravessar na faixa respeitar a sinalização, principalmente nas áreas de inversão de sentido de vias. Quarenta agentes educativos vão distribuir panfletos na região.

O novo esquema de trânsito também alterou 48 linhas de ônibus que passam pelo Centro, sendo que 10 delas usavam a Perimetral (483 e 2101, municipais, e 110E, 129A, 129, 545E, 741D, Magé - Castelo, Guapimirim - Castelo, Petrópolis - Castelo, intermunicipais).

Entre as linhas municipais que também têm alterações no trajeto estão: 355 (Madureira - Praça Tiradentes), 360 (Carioca - Recreio), 361 (Carioca Recreio - via Linha Amarela) e 382 (Carioca-Piabas), que deixam de ter ponto final na República do Paraguai. A primeira passa a operar como circular no Centro e as demais têm um ponto regulador na Av. General Justo. Entre as que passavam pela Perimetral, a linha 483 (Penha - Copacabana, circular) deixa de usar o Aterro e segue o Túnel Santa Bárbara. Já a 2101 (Aeroporto Internacional - Santos Dumont) passa a utilizar a Antônio Carlos e Primeiro de Março, no sentido Galeão, e Avenida Rio Branco, na direção inversa. (O Dia/Redação)

Nenhum comentário: