quinta-feira, 3 de abril de 2014

'Não vai passar em branco', diz pai de jovem morto ao sair de banco no Rio

Parentes e amigos do jovem Daniel Pereira, de 31 anos, morto após uma tentativa de assalto na Tijuca, Zona Norte do Rio, na sexta-feira (28), prometem lutar para que o caso não seja esquecido. Pelas redes sociais, eles organizaram um protesto, que tinha mais de 1,6 mil confirmados até a noite desta quarta-feira (2). Em entrevista ao G1, o pai dele, o advogado Carlos Artur, disse que “não vai deixar o crime passar em branco”.
“Foi uma violência sem tamanho. Estive na delegacia de homicídios e fizemos todo o acompanhamento. Agora só podemos aguardar que justiça seja feita. A polícia está empenhada em pegar esse vagabundo”, declarou Carlos.
Daniel terá missa de sétimo dia celebrada nesta sexta-feira (4) pelo padre Jorjão, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul. Morador do Leblon, trabalhava com publicidade e organização de eventos, segundo a família. Tainá Braga, amiga do jovem há mais de 10 anos, conta que ele foi assassinado por volta das 15h30 de sexta, após sacar cerca de R$ 10 mil em um banco. Os pais dele, que moram em São Paulo, receberam a notícia por volta de meia-noite, pelo irmão.

"Era um empréstimo porque ele queria abrir seu próprio negócio. Ele chegou a andar pelas ruas durante 15 minutos com o dinheiro e, só depois, foi anunciado o assalto", disse Tainá.

O pai definiu Daniel como “batalhador e sonhador”. Segundo Carlos Artur, o jovem era muito querido pelos amigos. “Era um excelente filho. Animado, esperançoso, respeitador dos mais velhos e amava a família. Nunca se meteu em briga ou se envolveu com drogas. Ia à missa todo domingo", disse ele.

Violência cresce na Tijuca
Nas redes sociais, foi marcada uma passeata denominada "Tijuca pede Paz! Daniel pede justiça". Além de amigos e parentes, estão confirmados moradores do bairro, que reclamam da violência e pedem uma solução. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (Isp), somente em janeiro de 2014, a região da Grande Tijuca teve 257 roubos, 43,5% a mais que em janeiro de 2013, quando foram feitos 179 registros. No mesmo mês, a região teve dois homicídios dolosos, um a menos que no ano anterior.

Os crimes foram registrados na 19ª DP (Tijuca) e na 20ª DP (Vila Isabel), responsáveis pelos bairros da Tijuca, Alto da Boa Vista, Vila Isabel, Grajaú e Andaraí. Do número total de roubos em 2014, 139 foram a pedestres, como no caso de Daniel, o que representa um aumento de quase 20% no número de casos na comparação com janeiro de 2013, que teve 116 registros.

Investigações
De acordo com a Polícia Civil, o delegado responsável está analisando imagens de câmeras de segurança da região e aguarda o recebimento de outras que já foram solicitadas. Testemunhas e familiares já foram ouvidos e outras testemunhas estão sendo localizadas. Agentes da Divisão de Homicídios, que conduz as investigações, aguardam ainda o resultado dos laudos da perícia. (G1/Redação)

Nenhum comentário: