segunda-feira, 9 de junho de 2014

Metroviários do Rio farão assembleia nesta terça-feira para votar greve

Uma assembleia dos trabalhadores do metrô do Rio, nesta terça-feira, às 18h30m, definirá se a categoria entrará em greve por tempo indeterminado. Em negociações com a concessionária Metrô Rio, desde o início do mês passado, os metroviários aprovaram um indicativo de paralisação na última semana diante da persistência de impasses sobre a pauta de reivindicações.

— Já ocorreram cinco encontros e não chegamos até um acordo. Temos o menor salário do Brasil apesar de sermos o segundo estado que mais transporta passageiros no sistema metroviário por dia, perdendo apenas de São Paulo — afirmou Heber Fernandes da Silva, presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio (Simerj).

Ainda de acordo com o sindicalista, mais duas reuniões entre representantes do Simerj e do Metrô Rio deverão acontecer antes da assembleia dos metroviários que vai deliberar sobre a possível greve.

— Nossa pauta está centrada em plano de cargos e salários, bem como uma correção salarial de 15%, válida para cesta básica e cartão alimentação também. Queremos discutir, ainda, a defasagem de setores como pilotagem, manutenção e segurança — enfatizou Heber.

Questionada sobre a possibilidade de paralisação dos metroviários, a concessionária Metrô Rio informou apenas que a negociação com a categoria está em andamento. Atualmente, o sistema transporta quase um milhão de passageiros por dia.

Em São Paulo, após cinco dia de paralisação, a companhia de metrô anunciou a demissão de 60 metroviários grevistas. O movimento foi mantido pela categoria mesmo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que no último domingo considerou a greve abusiva. (G1/Redação)



Nenhum comentário: