quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mais de 400 alunos continuam sem aulas no Complexo do Alemão

Duas escolas do Complexo do Alemão, na Zona Norte, estão fechadas nesta quarta-feira, segundo a Secretaria municipal de Educação. Com isso, 437 alunos da rede estão sem aulas. Já a Secretaria estadual de Educação informou que as suas unidades estão funcionando normalmente na região. De acordo com a Coordenação da Polícia Pacificadora, na madrugada desta quarta-feira, não foi registrado nenhum tiroteio na região, apesar disso, o policiamento segue reforçado na Avenida Itaoca, Estrada Itararé e na Rua Caintá, onde no domingo traficantes atacaram a sede da UPP Alemão. O comércio funciona normalmente.


O clima no complexo de favelas tem sido tenso nos últimos dias. Na terça-feira, apesar do reforço no policiamento, houve novos confrontos na região — os tiroteios têm ocorrido desde o fim de semana. Mais uma vez, escolas foram fechadas, deixando 11.537 alunos sem aulas. Na Escola Municipal Professor Afonso Várzea, que fica na Fazendinha, um aviso no portão informava o fechamento da unidade. Das 35 escolas municipais, 30 não abriram as portas. Dois colégios da rede estadual também não funcionaram à tarde, por causa da insegurança: o Jornalista Tim Lopes e o Caic Theóphilo de Souza Pinto.

O teleférico, que estava parado desde a última quinta-feira, voltou a operar às 9h10m desta quarta-feira. O funcionamento do sistema estava suspenso devido aos problemas de segurança pública na região. O procedimento, segundo a SuperVia, havia sido adotado para garantir a segurança dos passageiros e a eficiência operacional do meio de transporte.

Em vários pontos do complexo, o comércio não abriu as portas nesta terça-feira. De manhã, na Rua Canitá, por exemplo, na Fazendinha, estabelecimentos chegaram a funcionar. No entanto, por volta das 10h, todos fecharam. Mesmo com o policiamento reforçado, traficantes teriam mandado comerciantes baixar as portas. Na Avenida Itaoca, o comércio também deixou de funcionar no mesmo horário.

Durante todo o dia, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) fizeram operações nas comunidades. A PM já havia anunciado que, de 150 policiais, o efetivo passaria a 300 nas favelas da Fazendinha, Nova Brasília e do Alemão. 

Policiais de várias UPPs, entre elas as da Providência, do Batan e do Dona Marta, ficaram posicionados em torno do complexo.

TRÁFICO USA MENORES PARA ATACAR POLICIAIS
O serviço de inteligência da Coordenadoria das Unidades de Polícia Pacificadora tem informações de que adolescentes de 14 e 15 anos, armados de fuzis e pistolas, estão sendo usados pelo tráfico para atacar PMs. Este ano, 64 menores foram apreendidos no conjunto de favelas.

Segundo o coronel Caldas, traficantes fizeram disparos por volta das 10h desta terça-feira em vários pontos da Nova Brasília. Também ocorreu tiroteio de madrugada: por volta das 3h, PMs patrulhavam a Rua Antônio Rego, no Morro do Alemão, quando se depararam com criminosos armados, que os atacaram. Ninguém se feriu. (G1/Redação)




Nenhum comentário: