quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Troca de tiros que fechou a Grajaú-Jacarepaguá por 5 h

A troca de tiros que levou pânico a motoristas e fechou a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá por cerca de cinco horas madrugada desta quarta-feira (20) teve o seu início registrado por um cinegrafista amador. As imagens, exibidas no Bom Dia Rio, mostram um PM atirando em uma rua no Conjunto de Favelas do Lins, no Subúrbio do Rio, onde começou o confronto.
A Polícia Militar informou que o jovem Rômulo Macedo, de 18 anos, foi ferido na perna no tiroteio e levado para o Hospital do Andaraí. De acordo com a unidade, o quadro de saúde dele é estável. A segurança foi reforçada por equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque), que percorreram a comunidade com carros blindados em busca de criminosos. Ninguém foi preso até as 8h.
O confronto entre policiais militares e traficantes provocou pânico e tumulto no fim da noite. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), três ônibus foram incendiados por criminosos após intenso tiroteio. Passageiros tiveram que descer pelas janelas.
“Desce, desce, desce e o motorista nada de abrir a porta do ônibus. As crianças chorando e nada dele abrir a porta. Então ‘tava’ quebrando tudo, até as janelas dos ônibus pra gente sair”, contou uma passageira.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, às 22h30 a estrada foi interditada nos dois sentidos por causa da ocorrência policial. Os motoristas tiveram de optar por desvio pelo Alto da Boa Vista ou pela Linha Amarela. A liberação foi por volta das 3h.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram para o local controlar o fogo. Um quarto ônibus chegou a ser apedrejado, mas o condutor conseguiu escapar do ataque.
Antes de atear fogo aos veículos, ainda segundo a CPP, os criminosos promoveram atos de vandalismo pela Lins de Vasconcelos, uma das principais vias do bairro. Barricadas foram montadas com lixo e fogo para impedir a passagem dos carros da polícia.

Segundo a CPP, o confronto desta noite ocorreu na parte alta do morro. Policiais da UPP Camarista Méier checavam denúncia de que placas de candidatos políticos estavam sendo cobertas no Morro do Gambá quando foram atacados a tiros. Houve revide, dando início ao confronto.

Depois de trocar tiros com policiais da UPP local, os criminosos fugiram e chegaram à parte baixa da comunidade, de onde acessaram a Lins de Vasconcelos e seguiram para a estrada Grajaú-Jacarepaguá. Lá, atiraram em um posto de policiamento, mas nenhum agente foi atingido.

Susto no fim da tarde
Os moradores do Morro do Encontro se assustaram no fim da tarde com intenso tiroteio na comunidade. Por volta das 17h, segundo a CPP, policiais lotados na UPP Lins faziam patrulhamento de rotina na região da mata da comunidade foram surpreendidos por tiros disparados por criminosos. Os PMs revidaram.

Os suspeitos fugiram pela mata e um cerco foi montado pelos policiais para tentar deter os envolvidos. (G1/Redação)

Nenhum comentário: