sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Shows que começam sexta nas arenas culturais recrutam talentos do funk

A paixão pela dança fez se cruzarem os caminhos de três jovens para quem a vida não deu mole, na Zona Norte do Rio. Ícaru de Freitas, de 22 anos, veio do Pará tentar a sorte como dançarino profissional; Marcos Guedes, 20, trocou o baile charme do Viaduto de Madureira pelos anfiteatros; e Rafael Gomes, 21, ensina a crianças carentes os ritmos urbanos. Eles estão entre os 30 bailarinos recrutados para o projeto Entrando na Dança, que apresenta espetáculos de funk, hip hop e charme este mês. 

Nas apresentações, os jovens vão encenar as coreografias que eles ajudaram a montar, sob orientação de coreógrafos como Sônia Destri Lie, Renato Cruz, e Alice Ripoll. Os shows vão se alternar nas arenas da Penha, de Madureira e da Pavuna. Dana,   

Segundo a diretora do projeto, Nayse López, aproveitar a experiência dos dançarinos é uma das inspirações do Entrando na Dança. “A criação é conjunta, feita para incorporar o vocabulário de dança e as histórias de vida dessas pessoas às coreografias”, diz. 

O espetáculo "Sob Rodas", que acontece nesta sexta, na Arena Parque Madureira, às 20h, sintetiza algumas dessas ideias. Depois de três meses de criação, a equipe de Renato Cruz  chegou a uma coreografia com um estilo multicultural.

Ícaru de Freitas, um dos dez dançarinos que compõem a equipe de Cruz, conta que em Portel, no Pará, onde nasceu, a dança é vista como uma perda de tempo. “Botei na minha cabeça que ia sair de lá e mostrar para elas que ia arrumar um emprego com a dança”, lembrou ele, que partiu com quatro camisetas, fotos da família na mochila e R$ 150. 

As batalhas também são a escola de Marcos Guedes, de Padre Miguel. “A gente aprende os passos e observa os movimentos”, explica. Para Rafael Gomes, nascido em uma favela de Austin, é na rua que pulsam seus ritmos preferidos. “Tive contato com as danças em guetos de Bangu, após passar anos em um orfanato com meus irmãos. Descobrir a dança foi encontrar o pedaço da vida que me cabia”, inspirou-se. Hoje, ele dá aula no programa ‘Mais Educação’ em escolas públicas. (O Dia/ Redação)

Nenhum comentário: